Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Marau tem alerta de tempestades nesta terça-feira, 19/09

por João Pedro Varal Tartari

Acumulado de setembro pode ultrapassar quatro vezes a média do mês

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

Com início à 1h da madrugada desta terça-feira, 19/09, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para tempestades. o aviso fica ativo até às 23h59 da data e prevê chuva entre de até 100 mm/dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h.

Entre os riscos previstos para a região, há a possibilidade de queda de granizo, de corte de energia elétrica, de estragos em plantações, de queda de árvores e de alagamentos.

O tempo instável é consequênciado bloqueio atmosférico estacionado sobre a região central do país e que causa calor intenso na maior parte do Brasil. O fenômeno meteorológico impede o ingresso de massas de ar frio no território continental, mas favorece a vinda de ventos quentes e úmidos da Amazônia para o RS.

Segundo a MetSul Meteorologia, como essa massa de ar chega pelo Norte gaúcho, as chuvas mais intensas devem se concentrar nas outras regiões do Estado. "Os volumes de chuva nos últimos dez dias de setembro no Centro, Leste e Sul gaúcho devem ficar entre 100 mm e 200 mm em muitas localidades com possibilidade de marcas até superiores em algumas com risco de alagamentos e agravamento das cheias de alguns rios", escreveu a meteorologista Estael Sias.

Mais de 500mm

Na atualização das 6h da manhã desta terça-feira dos volumes pelo engenheiro agrícola Telmo Pithan, a precipitação acumulada em todo o mês de setembro já atingia a marca de 579mm. O número é 335,05% maior do que a média prevista para o mês – de 172,81mm.

A variação contou com a adição de 16mm precipitados entre o final da tarde de segunda-feira, 18/09, e madrugada de terça. Entretanto, o dado ainda não contabiliza as intensas chuvas desta manhã, que devem aumentar ainda mais o acumulado.

Em Casca, o acumulado de setembro também já ultrapassa os 500mm, alcançando 625mm com as chuvas desta segunda e terça-feiras segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Nauro Nizzola. A coleta das informações, realizada às 7h30 da manhã, registrou um aumento de 60mm na precipitação do mês.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais