Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Outono deve ser de chuva e temperaturas acima da média no RS

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Previsões foram descritas no "Prognóstico climático de outono" do INMET

Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada

Nesta quarta-feira, 20/03, inicia o Outono no Hemisfério Sul. A informação é do "Prognóstico climático de outono", publicado na manhã desta segunda-feira, 18/03, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Segundo a previsão divulgada pelo INMET, há maior probabilidade de chuva acima da média na Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "Quanto às temperaturas, estão previstas acima da média em grande parte da região", descreve o prognóstico.

Mesmo assim, ainda há previsão de quedas nas médias do verão. "Não se descarta a entrada das primeiras incursões de massas de ar frio nos próximos meses, que podem provocar declínio de temperaturas, especialmente em regiões de maior altitude."

Semana de instabilidades

De acordo com a meteorologista da Tua Rádio, Catia Valente, as previsões para esta semana são de uma sequência de instabilidades. "Nós temos os ventos úmidos e quentes que vem lá do Norte do país", explica.

Com permanência de temperaturas mais altas, a probabilidade é de que as instabilidades se comportem em uma tendência similar à do Verão. "Há risco de chuvas. Eventualmente, chuvas que podem ser fortes, em forma de pancadas aqui na nossa região, e, também, com possibilidade de temporais."

Essa configuração atmosférica deve se seguir até os primeiros dias de Outono. "Essa condição se mantém, pelo menos, até a quinta-feira. Então, nós vamos ter, aí, tempo muito instável atuando sobre o Estado do Rio Grande do Sul."

Segundo a MetSul Meteorologia, o ingresso da primeira frente fria do Outono sobre o RS deve ocorrer na quinta-feira, 21/03. A faixa deve trazer intensas precipitações a todo o Estado, com áreas próximas aos 100mm, que se desloca rapidamente do Sudoeste ao Nordeste.

Sai O Menino, entra A Menina

O "Prognóstico climático de outono" ainda prevê um enfraquecimento gradual do El Niño, com intensidade variando de moderada para fraca. "O modelo indica chances de transição para neutralidade no trimestre abril, maio e junho de 2024 e persistência de condições neutras até o
inverno de 2024."

As previsões ainda indicam uma formação do fenômeno La Niña no segundo semestre de 2024. A possibilidade é de 60%.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais