Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Alteradas as datas de aplicação de BTI para o controle do mosquito borrachudo

por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio

A aplicação precisa ser simultânea, em todos os pontos definidos.
Foto: Reprodução/Canva

Foram alteradas as datas para a aplicação do larvicida BTI em Marau. O início dos trabalhos, que seria neste sábado, 18/11, fica remarcado para o dia 25/11. Consequentemente, a segunda aplicação fica para 09/12 e a terceira para 23/12. Em entrevista para a emissora, Edivane Ferro, engenheira agrônoma que chefia a Emater do município, explica que a mudança ocorre em função da correnteza dos rios e córregos, que está alterada por conta das chuvas destes últimos dias.

Segundo ela, o comportamento de proliferação e reprodução do mosquito borrachudo se dá na água corrente. Com um volume maior de água nos rios e com a intensidade da correnteza promovida pela chuva, o produto não alcançaria as larvas que ficam depositadas em folhas e pedras, por exemplo, tornando ineficaz a aplicação. O produto, destaca Edivane, precisa ser aplicado na quantidade de 30ml por ponto de aplicação, sempre às 8h30. 

A incidência de insetos está chamando a atenção dos moradores do meio rural e da área urbana neste ano. O fato se justifica pela ausência de frios mais intensos no período do inverno, segundo relato de Edivane Ferro, não houve a quebra de ciclo na população de mosquitos, pois as temperaturas não chegaram a influenciar na reprodução dos mesmos. Além disso, acrescenta Edivane, o depósito de matéria orgânica em rios e sangas, alguns pontos com depósito de lixo e, ainda, a ausência de mata ciliar ajuda a enriquecer o número de insetos – não apenas os borrachudos.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais