Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Definidas as regras para o Bioma Pampa dentro do Cadastro Ambiental Rural

por Ana Lúcia Jacomini

Em áudio, orientações de Hélio Rissardo da Emater de Marau

Estão definidas as regras para o Bioma Pampa dentro do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Agora, produtores que aguardavam as adaptações no sistema, podem começar o preenchimento.

Com 4,3% das 480 mil propriedades cadastradas, o Rio Grande do Sul quer sair da lanterna entre os Estados. Na verdade, o Código Florestal não considerava características específicas do bioma  que ocupa 63% do território gaúcho – o Pampa. O restante é Mata Atlântica. A indefinição das regras para a vegetação presente em 18 milhões de hectares travou o preenchimento do cadastro. Agora, o avanço do CAR é uma questão de tempo.

Uma das adaptações, para todas as propriedades rurais gaúchas, será a inclusão de banhados como área de preservação permanente. A segunda, que será restrita ao Bioma Pampa, refere-se às áreas rurais consolidadas – as áreas rurais ocupadas antes de 2008.

Neste caso, o produtor terá de informar se nos últimos cinco anos houve conversão do solo para lavouras ou se nesse período o uso foi apenas para a pecuária. Outra novidade é a necessidade de autorização para abertura de novas áreas para agricultura. Até agora, toda a expansão da soja na Metade Sul, por exemplo, não foi submetida a nenhum regramento.

A expectativa da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é de que as adaptações do programa sejam concluídas até o fim do mês. Quem já baixou o programa no computador, terá a opção de atualizar assim que a nova versão for liberada.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais brasileiros. É obrigatório e vai servir para o planejamento ambiental e econômico das áreas rurais. O prazo de preenchimento e envio do CAR encerra em maio do ano que vem. O CAR será exigido pelos bancos, a partir de maio de 2017, para financiamentos.

Em áudio, orientações de Hélio Rissardo, profissional técnico do Escritório Municipal da Emater de Marau.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais