Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Com frio e alerta de tempestade, entenda o tempo no final da semana de Carnaval

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Segundo a Meteorologia, quinta deve ser de tempo estável, com volta das chuvas na sexta

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

Após 12 dias seguidos de temperaturas acima da média no Rio Grande do Sul, nesta Quarta-Feira de Cinzas, 14/02, o Estado acordou com um frio fora de época. As temperaturas começaram a cair já na terça-feira de Carnaval, após chuvas intensas em algumas regiões do RS.

"Ainda temos a atmosfera bastante instável em toda a metade Norte do Rio Grande do Sul", explica a meteorologista da Tua Rádio e gestora da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA/RS), Catia Valente. "Nas áreas mais do Sul do Estado, já temos a massa de ar seco atuando e, por isso, por lá tem a presença do Sol o dia todo. Mas aqui, na nossa região, a gente ainda tem alguma instabilidade predominando ao longo do dia de hoje – então, volta e meia, pode ter pancadas de chuva, até mesmo com trovoadas."

 A queda nas temperaturas e as chuvas são consequeência de uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão no Rio da Prata. O fenômeno meteorológico é consequência de um ciclone extratropical no Sul do Oceano Atlântico e ingressou no RS após passagem de uma frente fria partindo da Argentina.

Municípios da Região da Fronteira, da Campanha e do Sul Gaúcho registraram as menores temperaturas. Livramento e Bagé tiveram mínimas abaixo dos 12°C, com previsão de máximas que não ultrapassam os 20°C.

Alerta de Tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um Alerta Amarelo de Perigo Potencial de Tempestade para esta quarta-feira, 14/02. O aviso tinha previsão de início às 10h01, com término na quinta-feira, 15/02, às 08h.

No período, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. O aviso ainda alerta para baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Quinta de sol e sexta de chuva

Os outros dias úteis da semana devem ser de variações no tempo. "Quinta-feira, nós vamos ter a diminuição da instabilidade, ou seja, vamos ter um dia em que a presença do Sol vai predominar por aqui, ainda que com variação de nuvens", explica Catia, adicionando que "a temperatura sobe um pouquinho mais e deve oscilar na faixa dos 18°C pela manhã, e máximas entre os 27°C e os 28°C no período da tarde".

Na sexta, a previsão é de retorno das instabilidades. "Vamos ter, também, a presença do Sol pela manhã, mas os prognósticos indicam que um novo sistema de baixa pressão deve influenciar o tempo em toda a metade Norte do Estado – do Centro-Norte ao Noroeste Gaúcho. Então, por aqui, podemos ter um aumento da nebulosidade, principalmente à tarde. Não se descarta, novamente, o risco para pancadas de chuvas que podem, até mesmo, vir com trovoadas."

O final de semana deve seguir com instabilidades. "Não é que vai ter chuva o tempo todo", afirma a meteorologista, "nós vamos ter Sol, nebulosidade variável, pancadas de chuvas, às vezes, até mesmo, com trovoadas". As máximas ficam próximas dos 30°C.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais