Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Denúncia revela ação para promover morte de árvore na Avenida Júlio Borella

por Mauro Matesco

Se preferir, ouça esta informação clicando no player de áudio

Exemplar é de acácia
Foto: Divulgação

Ouvintes da Tua Rádio questionaram o corte de uma árvore na frente do Fórum de Marau. A justificativa é a segurança, segundo a coordenadora do Departamento do Meio Ambiente, bióloga Marisa Pedrotti. O exemplar foi cortado para promover uma melhor qualidade das imagens da câmera de videomonitoramento instalada nas proximidades, considerando que recentemente o Fórum de Marau foi alvo de um atentado.

A coordenadora também revelou para a reportagem da emissora, ser conhecedora de uma situação envolvendo árvore de acácia localizada na Avenida Júlio Borella, esquina com a Rua Santos Dumont. Conforme denúncia, uma pessoa estaria colocando óleo no tronco, para prover sua morte. O caso está sendo analisado pelo órgão, que não descarta a possibilidade de solicitar imagens das câmeras de videomonitoramento. Porém, ela solicita que se alguém sabe quem está causando o dano, que informe ao departamento, para que esse possa lhe orientar sobre o caso. O vídeo abaixo mostra os cortes promovidos, para a introdução do óleo.

Conforme Marisa, há meios legais que viabilizam o corte e a poda de árvores. Tratam-se de leis municipais, estaduais e federais. O primeiro passo, após diagnosticar que a árvore está causando algum dano ao patrimônio ou a vida, é fazer uma solicitação ao Dema. Este verifica a veracidade da informação e se constatar que o motivo é plausível e dentro da legislação, autoriza o corte ou a poda. Isso vale para árvores em locais públicos ou dentro das propriedades particulares. Em ambos os casos, há a necessidade da contrapartida da compensação, que é o plantio de mudas. De acordo com Marisa Pedortti, cada caso é analisado em sua particularidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais