Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Onda de calor deve causar chuvas no Sul do Brasil

por João Pedro Varal Tartari

Fenômeno meteorológico deve permanecer por cerca de dez dias sobre o Brasil

Foto: João Pedro Varal Tartar/Tua Rádio Alvorada

Uma onda de ar quente sobre a região central do Brasil deve intensificar as chuvas no Sul do Brasil durante a próxima semana. A massa de ar muito quente já está sobre a América do Sul, atualmente, nas proximidades da fronteira entre Paraguai e Mato Grosso do Sul – e deve se expandir sobre o continente nos próximos dias. 

Segundo a MetSul Meteorologia, o principal período de avanço deve se iniciar no sábado, 11/11, quando a massa de ar passa a pairar sobre Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Segundo as previsões da empresa, o Norte do Rio Grande do Sul deve ter máximas entre 31ºC e 35ºC na data. 

O ar quente causa um bloqueio atmosférico. Assim, o calor se concentra entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, que devem atingir médias superiores aos 40ºC. Enquanto isso, as massas de ar úmido circulam essa zona de altas temperaturas, sendo direcionadas, especialmente, para a Região Sul do Brasil. 

Ainda de acordo com a MetSul, o período de permanência dessa massa de ar sobre o Brasil deve se prolongar por cerca de dez dias, podendo completar duas semanas em algumas regiões. A probabilidade é que o intervalo seja de chuvas no RS. 

Chuvas constantes e ventos intensos 

Essa condição meteorológica já tem impactos nesta quinta-feira, 09/11, como explica a meteorologista da Tua Rádio, Catia Valente. “O tempo começa a mudar com a aproximação de áreas de instabilidade que já atuam lá nas áreas o Sul gaúcho”, comenta Catia, “ao longo do dia, essas instabilidades vão ganhando força pelo Estado e se deslocando”. 

Ao longo da madrugada, por exemplo, já foi possível sentir a chuva prevista para persistir ao longo da próxima semana. Foi um acumulado de 13 mm, segundo o engenheiro agrícola Telmo Pithan, até a medição padrão das 6h de quinta. 

Durante a manhã, os ventos mais intensos que acompanham a onda de inconsistências meteorológicas também atingiram Marau. “Essas instabilidades vêm acompanhadas de temporais. Então, muita atenção para essa condição. Podemos ter chuvas acompanhadas desses temporais, mesmo que de forma isolada.”

Alerta Amarelo

Ainda na manhã desta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso amarelo de perigo potencial para tempestades. O alerta tem prazo de encerramento e termina na virada de quinta para sexta-feira, 10/11.

Há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Ainda existe um risco baico de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Segundo Catia Valente, o tempo chuvoso e agitado deve persistir durante o final de semana. “Na sexta-feira, as instabilidades seguem predominando por aqui. Há previsões de chuvas a qualquer momento, podendo vir acompanhadas de temporais. Mas é no sábado e no domingo que os volumes de chuva voltam a ficar bastante expressivos aqui na nossa região.”

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais