Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Cervo nativo da Ásia é resgatado em creche de Passo Fundo

por Julia Xavier

De acordo com os órgãos ambientais, o animal pode representar uma ameaça à fauna do estado e à agricultura local

Espécie é nativa da Ásia
Foto: Divulgação/ 3º BABM

Um cervo exótico, nativo da Ásia, foi resgatado pelo 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar em pátio escolar de Passo Fundo nesta sexta-feira, 08/12.  A equipe de resgate foi acionada por moradores da região, que perceberam o mamífero assustado com cães enquanto andava na cidade.  

A espécie, originária da Ásia, foi localizada no pátio da Escola Municipal Francisco Luiz Bianchini, em meio aos brinquedos da área de lazer. Com ajuda de profissionais da Universidade de Passo Fundo (UPF), os policiais militares acessaram o espaço e fizeram o resgate. O cervo foi encaminhado para o Hospital Veterinário da UPF, onde receberá cuidados médicos.

Sobre a espécie

 O mamífero cervídeo chital, nome cientifico Axis axis, é considerado uma espécie invasora, já que é nativo das florestas da Índia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh, Butão e Paquistão. Ele chegou na América do Sul no ano de 1930, introduzido, primeiramente, na Argentina e no Uruguai, pois é um animal muito atrativo para a caça. O cervo começou a migrar para o Brasil e chegou, em 2009, no Parque Estadual do Espinilho, no RS.

De acordo com os órgãos ambientais, o animal pode representar uma ameaça à fauna do estado e à agricultura local. A espécie não tem predadores em solo gaúcho, por isso traz diversos danos que devem ser analisados ao longo do tempo. Do ponto de vista ecológico, o cervídeo pode competir com o veado-campeiro, espécie nativa dos pampas, e alterar a composição vegetal do ambiente gaúcho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais