Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

No dia da Amazônia, BRF destaca 10 ações por um futuro mais sustentável

por Bruno Roso

A Companhia integra também os esforços específicos pela preservação da Amazônia

Foto: Divulgação/BRF

O Dia da Amazônia celebrado neste sábado, 5 de setembro. A data busca chamar a atenção para o desafio de preservação da maior floresta tropical do mundo, e ao mesmo tempo ajuda a relembrar a todos sobre a importância de cuidar dos recursos naturais no presente para um futuro de fato sustentável. Esta é uma agenda cada vez mais presente no dia a dia dos negócios. Por isso a BRF integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores. A empresa investiu mais de R$ 150 milhões no ano passado em iniciativas e projetos para a redução do impacto ambiental, tem em seu propósito o compromisso com a gestão sustentável da cadeia, do campo à mesa.

A Companhia integra também os esforços específicos pela preservação da Amazônia. Ao lado de outras 50 empresas - grupos empresariais e organizações - aderiu ao manifesto setorial liderado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e se coloca à disposição do Conselho da Amazônia para contribuir com as soluções como o desenvolvimento sustentável e o combate ao desmatamento ilegal neste bioma.

Confira, abaixo, 10 iniciativas da BRF por um mundo mais sustentável, em que cada integrante da Companhia faz seu papel no combate ao aquecimento global com o uso prioritário de energia renovável, entre outras ações de prevenção e preservação:

1. Pacto Global da ONU - Desde 2017, a BRF é signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva as empresas a alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. E o engajamento aumentou em 2019: ela se tornou membro do Conselho Orientador da Rede Brasil, em conjunto com demais lideranças corporativas comprometidas e inovadoras no Brasil. A empresa trabalha pela adoção interna dos desafios globais, conectando seus pilares estratégicos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constroem uma agenda para combater desafios da humanidade, propostos ONU.

2. Tecnologia no campo - Pelo site ou app AgroBRF, os produtores têm acesso remoto à programação de ração, aos resultados do lote alojado e a outras informações que ajudam na gestão sustentável do campo.

3. Sistema de Excelência Operacional (SEO) - Padroniza procedimentos e ferramentas utilizadas pelos colaboradores em diferentes áreas da operação. Com esse controle, reforça as ferramentas de monitoramento das ações em prol do meio ambiente. Para avaliar e estimular os avanços, estabeleceu o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) para medir a performance ambiental de cada uma das unidades do Brasil, inseridas no SEO, e também dos Emirados Árabes.

4. Preocupação com o bem-estar animal - A Companhia é pioneira em inúmeras iniciativas, como a retirada de antibióticos promotores de crescimento, células de gestação coletiva, entre outras ações  Destaque para parcerias com organizações não governamentais, como a WAP (World Animal Protection).

5. Controle das emissões de gases de efeito estufa - A Companhia elabora um minucioso inventário das emissões, cuja qualidade é reconhecida pelo Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol.

6. Uso racional de energia - Fontes renováveis garantem o suprimento de 93,2% do consumo de energia das unidades da BRF e, até 2025, quase um terço da energia será produzida de fontes limpas e/ou renováveis da própria Companhia.

7. Apoio à sustentabilidade das florestas - Espalhados por 8 estados, 31 mil hectares de florestas servem como a principal fonte de energia renovável das fábricas da Companhia, além de auxiliar na regulação climática, estocando gás carbônico.

8. Gestão sustentável na cadeia de grãos - A BRF só negocia grãos com empresas comprometidas com suas rigorosas normas internas, com a legislação ambiental e com a preservação das florestas. A Companhia se tornou, em 2019, parceira da iniciativa Colaboração para Florestas e Agricultura com o objetivo de aplicar as melhores práticas na gestão sustentável na cadeia de soja.

9. Zelo com a água - A unidade de Abu Dhabi é uma amostra do cuidado da BRF com outro recurso essencial: a água. Lá, em 2019, o reuso da água tratada chegou a 100%, o equivalente a 72 mil metros cúbicos no ano. Nas unidades industriais do Brasil, para incrementar a gestão sustentável do recurso e promover a melhoria contínua dos processos, em 2020, a BRF implantou a ferramenta de vulnerabilidade hídrica. Com ela, os profissionais de meio ambiente e de eficiência energética conseguem ter um retrato que ajudará em um controle ainda mais preciso da qualidade da água captada e devolvida ao meio ambiente, além de auxiliar na identificação de eventuais desperdícios. No campo, os fornecedores também são orientados para o uso racional do recurso. Tanto os produtores de grãos como os criadores de animais precisam estar em conformidade com as normas legais.

10. Estímulo contra o desperdício de alimentos - A BRF convocou um robô virtual para engajar, no esforço pela sustentabilidade, as famílias brasileiras, além dos donos de restaurantes e de pequenos varejos. Seu apelido é ECCO, mas seu nome e sobrenome dá uma ideia de sua principal tarefa: Especialista em Consumo Consciente. Na plataforma digital, o assistente ensina a população a aproveitar melhor os alimentos e reduzir o desperdício, com dicas aplicáveis ao dia a dia, desde a compra e armazenamento dos ingredientes até o preparo das refeições e descarte das sobras. As lições de cinco minutos transmitem de forma leve as recomendações de boas práticas da Food and Agriculture Organization (FAO), Anvisa e de especialistas em gestão sustentável dos alimentos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais