Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Mix de eventos meteorológicos causa chuvas e queda de temperatura no RS

por João Pedro Varal Tartari

Região de Marau deve ter mínimas incomuns para esse período do ano

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

A sexta-feira, 03/11, segue com fortes instabilidades meteorológicas sobre o Rio Grande do Sul. O motivo é uma mistura de dois eventos meteorológicos que atuam nas proximidades do litoral do Estado: uma frente fria e um ciclone extra-tropical, que ocorrem conjuntamente.

Sengundo a meteorologista da Tua Rádio, Catia Valente, as regiões Norte, Nordeste e Leste do RS concentram as precipitações. "Podemos ter, ao longo do dia, chuvas com volumes expressivos", explica Catia, "também chama a atenção o aumento dos ventos que, ao longo do dia de hoje, vão começar a ficar mais intensos".

Essa condição meteorológica se estende pelo final de semana. "Durante a madrugada e a manhã de sábado, os ventos seguem soprando mais fortes – mas, principalmente, nas faixas Leste e Nordeste do Estado. Aqui na nossa Região, a gente também tem ventos, mas eles já são de uma intensidade um pouco menor. As temperaturas ficam bastante amenas para esta época do ano: o dia vai começar friozinho com mínimas entre 7ºC e 8°C, e, à tarde, a máxima varia na faixa dos 19ºC a 20°C."

As temperaturas só voltam a subir após a tarde de domingo, 05/11. "Vamos ter um dia com a presença do sol. As temperaturas são bastante amenas. Friozinho. Mínimas entre 7ºC e 8°C, e a máxima, na tarde de domingo, já consegue subir um pouquinho mais, beirando a faixa de 24ºC."

Alertas Meteorológicos

Por consequência das condições do tempo atuantes sobre a região, Marau está entre dois avisos meteorológicos. O primeiro deles, um Alerta Laranja de Tempestade, que impõe situação de perigo:

INMET publica aviso iniciando em: 02/11/2023 22:01. Terminando em: 03/11/2023 21:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Pelo final damanhã, ainda foi publicado um Alerta Amarelo de Declínio da Temperatura. Essa deve persistir ao longo do sábado, 04/11.

INMET publica aviso iniciando em: 04/11/2023 00:00. Terminando em: 04/11/2023 23:59. Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais