Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Controle e distribuição dos recursos: como está o saneamento básico em Marau

por Camila Agostini

Município já cumpre a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento Básico

Foto: facebook.com/tuaradioalvorada

O Senado aprovou no mês de junho, o novo Marco Legal do Saneamento Básico. Pelo projeto, as metas de universalização devem serem cumpridas até o fim de 2033, com cobertura de 99% para o fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto.

Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, Éder Rigo, agente de fiscalização de obras e posturas do departamento de Engenharia da Prefeitura de Marau, afirmou que o Município já cumpre a meta estabelecida pela nova lei. No perímetro urbano, mais de 97% das residências têm algum tipo de esgotamento sanitário. No meio rural, reitera o fiscal, trabalho realizado em parceria com a Emater, garante um percentual de 96%. Segundo Éder, a cidade, inclusive, é reconhecida como referência quanto ao disposto pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, concluído antes do final do prazo estabelecido pelo Governo Federal, em 2012.

O plano passa por reformulação a cada quatro anos, o que ocorreu no final de 2019. Na época, Marau foi contemplado com recursos da Funasa - Fundação Nacional de Saúde e a revisão do documento foi realizada em parceria cm a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Fui convidado, recentemente, para participar de reunião da Bacia Taquari Antas, juntamente com outros dois municípios que também servem de modelo na questão do saneamento básico. Me sinto seguro em dizer que estamos bem e os problemas são pontuais”, destacou  Éder Rigo.

De acordo com levantamento catalogado em 2002, o município tinha cerca de 160 quilômetros de rede. “Hoje, deve passar de 200”, ressalta p fiscal ao confirmar que um novo levantamento deve iniciar em breve. O serviço do setor é feito por uma equipe de 16 servidores. Segundo Éder, a rede foi totalmente substituída na Avenida Júlio Borella e parte da Barão do Rio Branco.  Além disso, foram criadas duas estações de tratamento, 16 caixas de fossa filtro em bairros o que favorece a estrutura de esgotamento de fossa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais