Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Pelo terceiro mês seguido, Marau supera média de chuvas

por João Pedro Varal Tartari

Acumulado de novembro foi quatro vezes maior que a média

Foto: João Pedro Varal Tartari/Tua Rádio Alvorada

Quatro vezes a média esperada para novembro. Esse foi o total acumulado de chuvas em Marau no 11º mês de 2023 e terceiro seguido em que o município ultrapassou a média histórica. Ao todo, foram 671mm – quantia 120mm superior que as precipitações de outubro, mês que costumava concentrar as chuvas da Primavera.

As taxas vieram com o final do mês de novembro nessa quinta-feira, 30/11, e foram coletadas pelo engenheiro agrícola Telmo Pithan. Ele, também, o responsável pela climatologia (de mais de 10 anos) que resulta nas atuais médias mensais.

Para todo o novembro, eram esperados cerca de 136mm – quantidade que foi superada em 535mm. A quantidade equivale a 406,67% da média do mês, ou seja, pouco mais de quatro vezes o total do que deveria ter chovido em novembro.

Analisando períodos isolados do mês, só as chuvas registradas entre a sexta-feira, 17/11, e o sábado, 18/11,ultrapassaram a média mensal em 24mm. Segundo as médias históricas, novembro deveria ser o mês com a menor quantidade de chuvas do ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais