Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Emater de Gentil promove palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural

por Ana Lúcia Jacomini

Palestras foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Elder Dal Prá

Imagem Ilustrativa
Foto: www.fragmaq.com.br

Com o objetivo de fornecer informações sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), foram realizadas duas palestras no município de Gentil, uma na localidade de Cabriúva  e outra na sede do município. A iniciativa foi do Escritório Municipal da Emater, em parceria com a Prefeitura. Participaram cerca de 70 agricultores familiares.  

As palestras, realizadas no final de outubro, foram ministradas pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Gentil, Elder Dal Prá. “O evento oportunizou o diálogo e o debate sobre a inscrição no CAR, áreas de proteção permanente, reserva legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública”, explicou. Segundo o agrônomo, a falta de inscrição no CAR coloca o imóvel em situação irregular, sujeitando seu proprietário a sanções, tais como advertências, multa e impedimento para obtenção de autorização ambiental ou crédito rural.

A inscrição no cadastro é obrigatória para todos os proprietários e posseiros de imóveis rurais, sendo que em 5 de maio de 2016 encerra-se o prazo para sua realização. No Rio Grande do Sul, a Instituição projeta auxiliar 50 mil famílias de agricultores familiares a preencher o cadastro, as mesmas famílias que já vêm sendo atendidas pelos extensionisas por meio de onze Chamadas Públicas que ela executa. No município de Gentil, 19 agricultores serão beneficiados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais