Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Secretário Municipal de Saúde fala sobre planejamento para os próximos meses

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

A prioridade está relacionada ao atendimento nas unidades de saúde

Douglas Kurtz, Secretário de Saúde de Marau
Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada

A Tua Rádio Alvorada recebeu, esta semana, o Secretário Municipal de Saúde, Dougla Kurtz, para falar sobre o planejamento para os dois últimos meses do ano. Segundo ele, a prioridade para o final de 2019 está relacionada ao atendimento nas unidades de saúde. Douglas explica que será realizada uma manutenção das equipes de trabalho de todo município com o objetivo de manter o quadro de funcionários até o final do ano.

Sobre o fechamento de contas, o secretário, lembra que foram investidos 25,91% do orçamento em saúde, o que corresponde a 11% a mais da taxa obrigatória para municípios, que é de 15%. Douglas ainda afirma que há um comprometimento significativo no orçamento relacionado às demandas judiciais. Essas demandas são aqueles medicamentos, na maioria das vezes oncológicos, onde o paciente busca o auxilio do município por meio judicial.

Douglas conta que na maioria das vezes os pacientes recorrem ao município porque acreditam que o processo será mais rápido do que no estado ou na federação, porém, segundo ele, isso não acontece. Ele ainda aponta que esses processos comprometem, principalmente, o atendimento aos medicamentos básicos e aos exames de laboratório custeados pelo município.  Além disso, Douglas relembra a dívida do estado com o município que, segundo ele, chega aos R$ 3 milhões.

Outro ponto preocupante destacado durante a entrevista é em relação às pessoas que marcam consultas em Porto Alegre e Passo Fundo, buscam pelo transporte oferecido gratuitamente pela prefeitura e acabam não comparecendo. Sobre isso, o secretário pede que esse tipo de atitude seja evitada, já que assim, outros pacientes perdem a oportunidade de realizar a consulta médica. O ideal, segundo ele, é que o paciente entre em contato com a prefeitura e informe que não é mais necessário o auxilio de transporte naquele dia.

A entrevista completa com Douglas Kurtz está disponível no áudio da matéria. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais