Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Encontro de Jovens da Santa Clara reúne mais de 500 pessoas em Paraí

por Ana Lúcia Jacomini

Retomado de forma presencial, encontro tratou da permanência dos jovens frente à propriedade de suas famílias

Um dia intenso, marcado pela integração e troca de experiências, tendo como foco a continuidade do trabalho nas propriedades, através da permanência dos jovens na atividade leiteira. Assim foi o 5° Encontro de Jovens da Cooperativa Santa Clara, realizado no dia 28 de julho, em Paraí e que reuniu 530 pessoas. A abertura foi feita pelo presidente da Cooperativa, Gelsi Belmiro Thums e, na sequência, o diretor administrativo e financeiro Alexandre Guerra falou aos presentes um pouco da história da Santa Clara, seu crescimento ao longo dos 110 anos e as oportunidades que todos tem em participar da Cooperativa que integram.

Promovido a cada dois anos, encontro foi retomado de forma presencial e teve como ponto alto a participação de nove jovens, filhos de Associados da Cooperativa, que relataram aos participantes como se deu o processo de sucessão em suas famílias. Em outro momento, foram apresentados os aplicativos SmartCoop e Santa Clara – Cliente Especial e Associado (desenvolvido pela Santa Clara), duas tecnologias que já estão sendo utilizadas por muitos produtores e que visam facilitar o trabalho diário e o contato com a Cooperativa, otimizando o tempo deles e facilitando o acesso a importantes informações. As ferramentas foram apresentadas pelo gerente de TI, Daniel Misturini e pelo analista de fomento, Cristian Haas.

O ponto alto do Encontro foi a palestra com o ex-goleiro Jackson Follmann, sobrevivente do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense em 2016. Por quase uma hora ele falou a todos sobre superação, contando como foi o início de sua carreira esportiva e o encerramento precoce, diante do acidente. “Vi em minha carreira algo como o que muitos produtores de leite já devem ter vivido: receber propostas que balançam financeiramente num primeiro momento, mas que as vezes acabam em frustração diante da falta de estrutura, suporte e oportunidades. Sem dúvida, alguns produtores já devem ter passado por isso, mas não vale a pena trocar uma Cooperativa sólida por um dinheiro fácil, aparentemente”, lembrou Follmann.

Apontado como o maior encontro entre todos já realizados, o evento foi muito elogiado por todos os participantes. A produtora Daniela Pesenatto Balzan, que é uma das jovens que assumiu o comando da propriedade junto aos seus pais, reconhece que o encontro foi de grande valia para todos, independentemente da idade. “Foram muitas informações e esclarecimentos sobre a cooperativa e em todas as apresentações tivemos informações que podem nos ajudar no nosso dia a dia. E a palestra com o Follmann nos fez refletir muito sobre a importância de valorizar o dia de hoje e aproveitar ao máximo os momentos vividos”, relata.

Para o presidente Gelsi Belmiro Thums, a edição deste ano será muito lembrada e, com certeza, entra nas comemorações dos 110 anos da Santa Clara. “Superou todas as expectativas iniciais e ficamos muito felizes com o envolvimento de todos. Um pessoal muito interessado e maduro através dos jovens que contaram suas histórias, dando um exemplo muito bonito sobre a gestão das suas propriedades”, avalia o presidente.

A última edição do Encontro aconteceu em 2020 de forma virtual, diante do quadro de pandemia. A edição de 2018, presencial, aconteceu também em Paraí, reunindo cerca de 300 participantes. A cada edição, os jovens tem a oportunidade de conhecer ainda mais a Cooperativa Santa Clara, trocar informações com dirigentes e se integrar a outros jovens presentes a cada edição.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais