Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Livro de marauense serve de referência quanto a cuidados em cemitérios

por Liliana Trentini

O Cemitério Municipal e do interior de Marau foram os locais observados para a pesquisa

Foto: Bruna Pratti Teixeira/Tua Rádio

O livro "Meio Ambiente e Cemitérios" é referência para os municípios quanto aos cuidados ambientais em cemitérios. O maraunese Fábio Remedi, gestor ambiental e secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Marau, é autor da obra publicada em 2012. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, Fábio, conta que além das orientações com cuidados perante à natureza, o livro traz informações sobre licenciamento ambiental. "Esse livro serve para auxiliar prefeituras e promotorias para acordos na regularização de cemitérios", comentou o gestor.

Fábio comenta que a pesquisa foi realizada em alguns locais específicos do município. As análises de solo foram feitas no Cemitério Municipal de Marau. Mas também os cemitérios das comunidades do interior da cidade foram vistoriados.  Nos  43 locais que receberam as pesquisas foi feita a contagem das covas e localização do território nos mapas. “Nos cemitérios do interior é uma coisa mais consolidada, aprendemos sobre história, não só a parte ambiental”.

O secretário destaca que a principal preocupação dos municípios quanto aos cuidados a serem tomados refere-se ao necrochorume, líquido produzido pela decomposição dos cadáveres nos cemitérios, que acarreta graves danos às áreas ambientais. Sendo assim, a solução mais vigente, inclusive relatada na obra, é a cremação, pouco usual, porém o cuidado, ambientalmente, mais adequado.

Ouça a entrevista com Fábio na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais