Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Projeto Abuso não é Brincadeira foi lançado em Gentil

por Ana Lúcia Jacomini

Proposta é trabalhar questões voltadas ao abuso sexual em crianças e adolescentes

Entidades e setores envolvidos para debater o formato e as ações do projeto
Foto: Reprodução/PM Gentil

O projeto Abuso não é Brincadeira foi lançado nesta semana pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Gentil, com apoio e participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Brigada Militar e Polícia Civil. A aplicação será nas escolas da rede municipal e estadual que, a partir de então, passarão a orientar sobre o abuso na infância e adolescência, o como ele ocorre, quais são as formas de buscar apoio e denunciar os casos.

Conforme a coordenadora do projeto, Janine de Oliveira, ainda existem mitos e tabus com respeito a este assunto e a intenção é informar cada vez mais, uma vez que este é um problema silencioso com consequências sérias para as vítimas. "Somente unindo forças, conhecimento e trabalhando em rede poderemos atender as vítimas e fazer os encaminhamentos necessários'', explica ela.

Segundo dados do Conselho Tutelar de Gentil, foram registrados sete casos de abuso em crianças e adolescentes de 2016 a junho de 2021 sendo que destes apenas um foi confirmado. “Considerando o fato de que pesquisas afirmam que apenas 10% dos casos são notificados às autoridades, podemos considerar que no mesmo período possam ter acontecido 70 casos de abuso a crianças ou adolescentes”, afirma Janine.

Na ocasião do lançamento, estiveram presentes os representantes das entidades e setores envolvidos para debater o formato e as ações do projeto. Serão feitos panfletos explicativos para serem entregues aos alunos, conforme o nível de ensino. Conforme a titular da Secretaria Municipal da Saúde, Rejane Borça de Oliveira, é preciso adequar a linguagem para os diversos públicos. Segundo ela, o material informativo também pode ser entregue pelos  agentes de saúde, que vão em todas as casas. "Quanto mais pessoas atingirmos com as informações melhor”, acrescenta.

Dentre as principais ações do projeto estão palestras para os alunos das escolas municipais e estadual, formação para os professores e em um momento oportuno, uma conversa com os pais e familiares, considerando evitar a aglomeração durante a pandemia. Para a gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primavera, Saionara Moterle Tonin, é importante que os professores saibam como identificar e encaminhar as suspeitas, pois é na escola que muitas coisas são percebidas.

O comandante da Brigada Militar de Gentil, Renato Gomes da Rosa, que também participou da reunião, disse que a corporação apoia o projeto e se dispõe a fazer um trabalho educativo e preventivo. "Queremos que a comunidade confie em nosso trabalho e que os alunos estejam mais próximos da polícia. Sempre que houver alguma suspeita nos comuniquem para que possamos agir conforme cada caso necessita”, enfatizou

Já a Banda Jovens Gentis, projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Gentil, também irá dar a sua contribuição com o projeto. Isso porque foi lançado um desafio aos alunos e professores da banda, para ensaiar uma música que será tema do projeto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais