Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Audiência Pública propõe medidas para resolver o problema do esgoto do Presídio de Passo Fundo

por Guilherme de Abreu

Audiência aconteceu na noite de segunda-feira

Na noite de segunda-feira, 27/07, foram discutidos os problemas de infraestrutura no Presídio Regional de Passo Fundo, no que se refere a rede de esgoto.

 O vereador Patric Cavalcanti (DEM), presidiu a reunião que contou com a presença do vereador Claudio Rufa Soldá (PMDB), Associação dos Moradores do Bairro São Luiz Gonzaga, Grupo Ecológico Sentinelas dos Pampas e Agenda 21, Susepe, direção do Presídio Regional, Superintendência da Corsan e Secretaria do Meio Ambiente e comunidade.

Durante a discussão foram abordados os problemas de infraestrutura da rede de esgoto do local, foi apresentado a elaboração e execução de projeto de tratamento e destinação do esgoto oriundo do presídio, bem como, projetos de limpeza, recuperação e conservação da área de preservação permanente – APP, degradada pela destinação irregular de efluentes.

O presidente da Associação de Moradores, Rodolfo Boita, destacou que o presídio é o principal gerador de esgoto na rede pluvial e a céu aberto , somando-se aos moradores do entorno, o que causa proliferação de ratos e insetos, além de doenças, tornado-se um caso de saúde pública

O representante da Susepe, Everson Cardoso, informou que medidas paliativas já estão sendo tomadas “estivemos recentemente em Porto Alegre  no  departamento de Engenharia da Susepe, e a partir de três de agosto,  uma empresa contratada vai realizar a limpeza da fossa séptica e manutenção do filtro cloacal. Numa segunda etapa será destinado um  investimento de 500 mil reais, verba já existente, para substituição de fossa e filtros dos efluentes”.

O superintendente regional da Corsan, Aldomir Santi, sugeriu que em função da implantação da rede de esgoto no bairro estar contemplada na última etapa do contrato firmado com o município, uma solução paliativa é a Companhia  realizar a coleta apenas do esgoto do presídio, a partir de Projeto específico , o esgoto seria  recolhido e levado até a rua Princesa Isabel e de lá para a ETE Araucária.

 O secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, se comprometeu que assim que o presídio solucionar o problema, um trabalho de conscientização dos moradores será realizado e um projeto de recuperação da área de banhado degrada.

 Patric fez um balanço positivo da Audiência Pública, destacando que vários encaminhamentos de curto, médio e longo prazo foram produzidos. “Nosso desafio agora é fazer os encaminhamentos pertinentes junto aos órgãos competentes, além de buscar viabilizar a proposta da Corsan, a partir da coleta pontual de esgoto da casa prisional o mais breve possível.”

Informação: Assessoria de Comunicação/Câmara de Vereadores

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais