Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

BRF reativa o apito da chaminé do antigo Frigorífico Borella

por Ana Lúcia Jacomini

Ele será acionado nas principais datas comemorativas da BRF e do município de Marau

A chaminé do antigo Frigorífico Borella, hoje BRF, faz parte da história do município
Foto: Mauro Matesco/Rd Alvorada

A BRF reativou o apito da chaminé do antigo Frigorífico Borella. Conforme nota da empresa, ele será acionado nas principais datas comemorativas da BRF e do município de Marau. Desde 1923, quando o frigorífico iniciou suas atividades, a chaminé faz parte da história e da cultura do povo marauense, que ao som do apito despertava para mais um novo dia, para mais uma jornada de trabalho. No final da década de 90 o mesmo foi desativado. Para o gerente da BRF em Marau, Carlos Alberto Tonial, o objetivo é homenagear aqueles que começaram a industrialização de Marau.

DEPOIMENTOS

 “Tem muito de tradição, tem muito de história e tem muito de modernidade nesta questão”. “Se formos pensar só no que era antigo, só no que era feito antigamente, talvez a gente não voltasse com o apito. Mas se formos ver, em todos os lugares onde tem a preservação da história, parece que as pessoas são mais unidas. Tanto é que os lugares mais visitados no mundo são os lugares que tem história para contar. Quem começou Marau foram os freis que vieram aqui no passado, os primeiros imigrantes, mas quem começou o processo de industrialização foi a família Borella. Tem todas as outras famílias que vieram depois e deram continuidade a história da industrialização de Marau”. Deixar o apito instalado e funcionando normalmente não é o objetivo da empresa, mas que, no entanto, deixa-lo encaixotado também não. Por isso, a ideia de deixa-lo instalado definitivamente e sendo acionado apenas em momentos especiais, a exemplo do aniversário da BRF, datas municipais destaques, Semana Italiana, Festival do Salame, entre outras. “O objetivo é de certa forma homenagear aqueles que começaram tudo isso. Se hoje Marau é o que é, com certeza vai ter uma dívida muito grande ao trabalho de muita gente que começou a industrialização aqui”.

Carlos Alberto Tonial – Gerente da Unidade BRF/Marau

 

“Há lembranças da infância que nunca esquecemos, e para os nascidos aqui em “Marau” e este é o meu caso, não há como não sentir uma imensa saudade do famoso “apito do Frigorífico Borella”, que todas as manhãs anunciava um novo dia. Lembro como se fosse hoje, os meus pais dizendo... “vamos lá que o frigorifico já apitou” e aí, íamos todos “ eu para escola, meus pais e irmãos para o trabalho”. Onde as pessoas trabalhavam não importava, todos esperávamos pelo apito. Meu orgulho pelo soar do apito só aumentou quando passou a ser o da “minha empresa” – O Frigorífico Borella... e lá se vão 30 anos. Felicidade, orgulho e emoção, são alguns dos sentimentos que tenho em ouvir novamente o som do apito, me remete as boas recordações e mexem fundo no meu coração. Hoje posso mostrar aos meus filhos o que até ontem eram só lembranças, contadas por mim e por aqueles que como eu sentem orgulho em vê-lo novamente ativo, mesmo que apenas em algumas datas comemorativas. Obrigado BRF por manter viva a nossa história”.

Dilamar Simioni Bordin – Analista Recursos Humanos SR – 30 anos de empresa

“A reativação do apito na Unidade da BRF Industrializados Suínos, tem o objetivo de resgatar um pouco da história do Frigorífico, que acreditamos fazer parte da vida de muitos marauenses que acordavam ao som do apito diariamente. Quando realizamos os primeiros testes muitos funcionários expressaram a sua emoção e satisfação em presenciar a reativação de um símbolo relacionado a empresa, trabalho e família. É muito bom fazer parte deste momento! ”

Angela M. H. Strapasson – Especialista de Processo Suínos e Industrializados – 24 anos de empresa

“Todos os marauenses se situavam pelo seu sinal, era o sinal que estava na hora de ir para o trabalho, para outros era o sinal de se arrumar para ir à escola e para outros era sinal de se aprontar para viajar. Enfim, para o comércio todo era o sinal de que estava na hora de se iniciar um novo dia. Sem dúvida alguma, foi um marco histórico para Marau, assim como é até hoje um marco histórico a Chaminé do Frigorífico que está erguido no meio da cidade que se instalou ao seu redor. Este apito há alguns anos atrás silenciou-se e quando isto aconteceu, parecia que a cidade de Marau havia perdido o norte, parecia estar desorientada, perdida sem rumo por falta daquele sinalizador. O apito que deixou muitas saudades para todos nós por ter sido um marco histórico e um patrimônio da cidade, parece que agora temos a oportunidade de voltar a ouvi-lo novamente. Para os que não o conheceram ou nunca ouviram terão a oportunidade de ouvi-lo e entender como este apito movimentava praticamente a cidade inteira. E para os que já o ouviram por muitos anos e sentiram sua falta quando ele silenciou terão a oportunidade de recebe-lo de braços abertos e matar as saudades do velho e inesquecível apito do Frigorífico Borella”.

Jairo Luiz Borlina – Funcionário aposentado – 46 anos de empresa

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais