Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Transição com diálogo para a continuidade de projetos importantes

por Camila Agostini

Em Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro, lideranças políticas debatem acordo solidário em defesa dos interesses municipais

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (21), lideranças da região comemoraram a liberação de R$ 216 mil do Ministério da Integração Nacional para a UFSM iniciar os diagnósticos vocacionais dentro do Programa GERA, uma iniciativa de inclusão social produtiva que está em implantação em apenas 14 municípios gaúchos, entre eles Nicolau Vergueiro e Ibirapuitã. O recurso, liberado no início deste mês, é apenas uma parcela do valor total do projeto básico, que ronda R$ 32 milhões.

A reunião, realizada na Prefeitura de Ibirapuitã, também oportunizou outra decisão importante para a continuidade do Programa GERA. Participaram do encontro os atuais líderes políticos de Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro e também os futuros prefeitos que assumem os Executivos a partir de 2017. A reunião foi um momento para que os atuais líderes explicassem detalhes do programa aos futuros prefeitos, com o objetivo de que o programa possa ter continuidade na próxima administração municipal.

Entre as lideranças presentes, esteve o atual prefeito de Nicolau Vergueiro, Danilmar da Costa, acompanhado pelo futuro prefeito, Evandro Diehl; o atual prefeito de Ibirapuitã, Luciano Lago, ao lado do vice-prefeito, Aloizio Bortoncello, e também o futuro prefeito ibirapuitense, Rosemar Hentges, juntamente com o futuro vice-prefeito, José Provenci; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirapuitã, Leocir Scherner; e um dos coordenadores do GERA, Saul Barbosa. O objetivo dos atuais prefeitos é que exista um acordo solidário com os futuros gestores em defesa dos interesses dos municípios, neste momento em torno da sequência da implantação do GERA. “Muitas vezes, quando a administração muda, algumas ações deixam de ter continuidade. Apresentamos o GERA aos futuros prefeitos pensando na sequência do programa, uma conquista enorme em benefício dos produtores rurais dos nossos municípios. Será um dos maiores investimentos do gênero já feitos na região”, explica o prefeito Danilmar.

GERA: iniciativa de lideranças políticas juntamente a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Embrapa Nacional e a Funasa. Nesta etapa da implantação, a UFSM fará um estudo do perfil dos produtores rurais cadastrados no programa, detectando qual o maior potencial produtivo das propriedades. Após, os contemplados receberão aporte financeiro para o desenvolvimento das atividades apontadas no diagnóstico vocacional. A cadeia produtiva do leite, a piscicultura e a hortifruticultura estão entre as atividades que possivelmente serão exploradas pelo programa em Nicolau Vergueiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nicolau Vergueiro - Fabricio Carvalho

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais