Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Prefeito do município de Charrua explica a situação de indígenas abrigados em Marau

por Deise Pagotto

Segundo o prefeito, já foi comunicado aos lideres indígenas que alguns índios estão se instalando em outros municípios da região

Lideranças da reserva dizem que conflito começou por causa de um trator
Foto: Reprodução/ Internet

Há mais de 30 dias indígenas na reserva da Aldeia do Ligeiro, localizada no município de Charrua, estão em conflito interno por causa de brigas por poder e liderança. Devido os últimos acontecimentos alguns indígenas envolvidos no conflito vieram se instalar em Marau e o fato causou repercussão por parte da comunidade.

Tanto em vista o bem-estar e a falta de condições “humanas” de moradia, a Tua Rádio Alvorada entrou em contato com o Prefeito de Charrua, Valdésio Roque Della Betta, para entender melhor a situação dos indígenas e o que os levaram a se abrigar em Marau.

De acordo com o prefeito já foi comunicado aos lideres indígenas que alguns índios estão se instalando em outros municípios da região e foi solicitado que os mesmos que pesam para que voltem para a reserva. “Eles tem o direito, a liberdade de ir e vir, mas é uma situação complicada. E na maneira, no local que estão instalados são de condições sub-humanas”, comenta.

Segundo Della Betta, a Funai está tentando solucionar o problema do conflito com os líderes indígenas e buscando trazer os indígenas abrigados em outras localidades de volta para a reserva.

 “Conflitos assim já aconteceram outras vezes, mas não em proporção tão grande e preocupante. O que queremos é que as soluções sejam tomadas o quanto antes para o bem da própria comunidade indígena”, finaliza o prefeito.

Reuniões com o coordenador da Funai acontecerão durante esta semana no município.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais