Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil

por Ana Lúcia Jacomini

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde toma providências protocolares

Ministro da Saúde confirmou a informação nesta quarta-feira, 26/02
Foto: Divulgação

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. Feita no Instituto Adolfo Lutz, a contraprova do teste do paciente de 61 anos, que voltou de uma viagem da região da Lombardia, norte da Itália, deu positivo. É o primeiro caso registrado na América Latina. O paciente está em isolamento domiciliar, em São Paulo, até que cessem os sintomas da doença. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira, 21/02, o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

“Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse o ministro. “Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já solicitou à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália, país na lista de casos confirmados da doença. O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação dos outros tripulantes. A Agência reforça o alerta para as pessoas que estiveram recentemente em países com casos confirmados e apresentarem febre, tosse, dificuldade em respirar ou outros sintomas respiratórios, que procurem atendimento médico de imediato e informem ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais