Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Atores do agronegócio brasileiro estudam estratégias para reduzir o desperdício de alimentos

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça o conteúdo no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou o Grupo de Trabalho de Enfrentamento a Perdas e Desperdício de Alimentos no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio. O tema, inclusive, foi pauta na Cúpula dos Sistemas Alimentares, realizada em Nova York, pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

O objetivo é garantir a segurança alimentar e nutricional mundial de forma sustentável, sendo que o Brasil lidera as discussões e o tema repercute de forma positiva entre todos os atores das cadeias produtivas. Por exemplo, o presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Rio Grande do Sul – Acergs, Roges Pagnussat, comenta que o tema pode servir de ponto de partida para uma conscientização geral a respeito do tema.

Ele destacou, em seu comentário semanal na Tua Rádio Alvorada, que se todo o desperdício de alimentos do mundo se concentrasse em apenas um país, este seria o terceiro maior emissor de gás carbônico do planeta e usaria um montante de água duas vezes maior que a vazão do Rio São Francisco. No Brasil, detalha Roges, um estudo feito pela Embrapa aponta que são desperdiçadas mais de 26 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que seria suficiente para alimentar 11 dos 14 milhões de pessoas que passam fome. São cerca de 130 quilos por família, a cada ano, sendo que arroz, carne bovina, feijão e frango são, em ordem, os alimentos que mais vão para o lixo.

Para reverter a situação, foi criado o grupo de trabalho com atividades nos próximos 180 dias, prazo que poderá ser prorrogado. A primeira reunião está prevista para o mês de outubro de forma a iniciar a exposição de um plano de ação nacional adequado com os compromissos internacionais do Brasil para a redução de perdas e desperdício de alimentos.

O grupo também vai desenvolver estratégias, alinhadas à economia circular, para o aproveitamento integral dos alimentos e fortalecimento das ações de redistribuição para redução do desperdício, por meio de recomendações de ajustes regulatórios, estímulo e aprimoramento de programas sociais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais