Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Coasa realiza curso obrigatório de capacitação para aplicadores de produtos hormonais

por Taliane Radaelli

A normativa que estabelece novas regras para a aplicação destes produtos entra em vigor, no Rio Grande do Sul, em 1º de setembro

Foto: Divulgação

O final do mês de agosto é o prazo para os produtores rurais gaúchos se adequarem à norma que estabelece o cadastro dos aplicadores de herbicidas hormonais e a obrigatoriedade de prestar informações sobre a aplicação destes produtos. A partir de 1º de setembro entram em vigor as Instruções Normativas 41 e 42, de 2021, envolvendo o uso dos hormonais no Rio Grande do Sul. A data inicial era 1º de junho, mas houve a prorrogação do prazo pela Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Rural - Seapdr.

As normativas determinam a realização de cursos de capacitação para a correta aplicação dos herbicidas hormonais e de cadastramento de empresas interessadas em ministrar os treinamentos exigidos. Um dos objetivos principais é evitar os casos de deriva de produtos hormonais em cultivos sensíveis, já que algumas situações foram constatadas no estado gaúcho nos últimos anos. Em resumo, para quem trabalha com pulverizadores, é recomendado o curso.

A Coasa vem realizando essas capacitações obrigatórias, em suas unidades, visando auxiliar os associados a se enquadrarem nas normas. Conforme o departamento técnico da cooperativa, há uma série de ferramentas voltadas ao controle de plantas daninhas – além do 2,4-D, que preconizam a realização do curso, a declaração do aplicador além de outras adequações que podem ser necessárias em nível de propriedade (os bicos dos pulverizadores, por exemplo).

A deriva é o escape de produto hormonal usado para o controle de plantas daninhas para outras culturas sensíveis, como as videiras, vindo a prejudicar o seu ciclo. Ainda de acordo com os técnicos da Coasa, é importante destacar que já estão no mercado e devem ser utilizadas na próxima safra, variedades de soja que também são sensíveis ao uso de herbicidas hormonais. Logo, a correta aplicação se torna fundamental. Os associados podem buscar mais informações sobre o tema e sobre os cursos, em suas unidades.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais