Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Clóvia Marozzin Mistura recebe prêmio do Conselho Federal de Química neste sábado

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Clóvia Marozzin Mistura é marauense
Foto: Arquivo Pessoal

A marauense Clóvia Marozzin Mistura, doutora em Química, recebe na noite deste sábado, 25/06, em Porto Alegre, a menção honrosa do Prêmio Talentos do Conselho Federal de Química - CFQ. Ela é a única gaúcha premiada neste ano, obtendo a terceira colocação na categoria profissional de química industrial.

Professora da Universidade de Passo Fundo e diretora de projetos da empresa Ecoambiental – a qual ajudou a fundar, Clóvia coleciona um currículo extenso com mestrado e doutorado, além de participar de investigações em universidades europeias sobre saneamento e potabilização de água.

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, a profissional se disse surpresa com a premiação – que é conferida a partir da avaliação de currículos. Segundo ela, o prêmio é uma oportunidade de divulgar o quanto a Química, quando usada de forma correta, é importante para a vida.

“A Química é a ciência que, basicamente, te dá suporte para resolver problemas”, explica Clóvia. A marauense, que na cidade já atuou no setor público e privado, coleciona distinções e inclusive, em 2015, recebeu o prêmio Pioneiras da Ecologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Comenda do Migrante Grande Empreendedor da Câmara de Vereadores de Marau em 2019.

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL 

Na entrevista concedida à Tua Rádio Alvorada, Clóvia contou que os descendentes de Virgínio Marosin estão encaminhando a classificação de Reserva Particular do Patrimônio Natural da propriedade da família, localizada no Cachoeirão.

A proposta é transformar o local - que já faz parte da Rota das Águas e dos Sabores, em um ambiente de preservação, com trilhas ecológicas e estrutura para visitação. Esse era um desejo do seu avô. No passado, Virgínio Marosin era proprietário da usina hidrelétrica que fornecia luz para Marau.

Com a estruturação da então CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica, que incorporou a usina, ele recebeu a área no Cachoeirão como compensação financeira. Os trâmites legais, revela Clóvia, estão avançando e o projeto, em breve, deve ser finalizado. “Meu avô deve estar contente”, brinca ela.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais