Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Camargo está praticamente reconstruído, dois meses depois do tornado

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça a entrevista no player de áudio

 Há cerca dois meses o município de Camargo foi atingido por aquilo que os meteorologistas classificaram como uma microexplosão ou um tornado - com fortes rajadas de vento e chuva intensa. Cerca de 50% das residências e edificações do município foram danificadas, além de prejuízos contabilizados na área rural. Antes disso, em novembro do ano passado, Camargo já havia sido prejudicado por um vendaval que estragou uma série de lavouras e estruturas do setor primário. Ainda, em meio a todo o trabalho de reconstrução e reorganização do município, a administração precisou agir no enfrentamento à estiagem que atinge todo o estado gaúcho e à pandemia do coronavírus. 

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, Eliani Mesacasa Trentin, a prefeita Nina de Camargo, revelou que foram dias de intenso trabalho e que os resultados já podem ser verificados. Quase todas as casas e estruturas públicas que foram abaladas pelo tornado, já foram recuperadas. Praticamente todo o recurso usado na reconstrução foi retirada dos cofres públicos municipais. Para que isso fosse possível, ela revela que outros projetos que estavam no planejamento do ano, precisaram ser adiados. "Isso se deve também a nossa população, que não seideixa abater", disse ela. Ouça a entrevista na íntegra no player de áudio.

Agora, entre as atuais preocupações, além do coronavírus - mesmo que Camargo não possua nenhum caso confirmado, está a falta de água causada pelo déficit hídrico. Nina explica que há a redução de nível nos pontos de captação e que a população está sendo orientada utilizar a água com cautela. A medida de racionamento é válida tanto para a área urbana quanto para o meio rural. Segundo ela, não há previsão de quando os níveis de água para abastecimento do município poderão ser normalizados. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais