Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Plano Diretor Municipal e Plano de Mobilidade Urbana serão elaborados em Casca

por Deise Pagotto

Planos são instrumentos norteadores de agentes públicos e privados para que o crescimento urbano aconteça de maneira ordenada

Planos irão auxiliar a ordenar o crescimento da cidade
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Casca está firmando um convênio com a Universidade de Caxias do Sul para a elaboração do Plano Diretor Municipal e do Plano de Mobilidade Urbana. Na última sexta-feira, 20 de outubro, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Almir Ceurtti, e a Arquiteta da Prefeitura, Francine Rigo, participaram de um a reunião em Caxias, na instituição de ensino, para as instruções gerais de como irá funcionar o andamento dos trabalhos de elaboração.

O Plano Diretor pode ser definido como um conjunto de princípios e regras que orientam para a construção e utilização dos espaços urbanos. “É o estabelecimento de normas para o crescimento ordenado da cidade, definindo a organização espacial dos usos do solo, redes de infraestrutura e elementos fundamentais da estrutura urbana. Ou seja, trata-se da política de desenvolvimento urbano que servirá para nortear agentes públicos e privados” explica a Arquiteta Francine.  Já o Plano de Mobilidade Urbana visa melhoria de acessibilidade e integração dos diferentes modos de transporte e é fundamental para nortear futuros investimentos.

Os planos serão elaborados nos próximos 9 meses sendo que serão convocadas três audiências públicas para ouvir a comunidade e entidades. Depois de finalizados, os planos passarão por avaliação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. “O amplo envolvimento de toda a comunidade casquense é muito importante nesta fase de elaboração, pois é a vontade popular que irá resultar na concretização dos planos” enfatiza o Secretário Almir Cerutti.

A UCS prestará assessoria técnica na elaboração. Os planos terão como base as diretrizes estabelecidas pela comunidade, Poder Público e entidades, obedecendo a legislação. Ambos os planos são obrigatórios para os municípios com mais de 20 mil habitantes, porém Casca já antecipa o desenvolvimento local. “Nosso Município tem um grande potencial de crescimento, mas queremos que seja com qualidade” finaliza o Secretário de Desenvolvimento Econômico”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais