Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Passo Fundo sediou reunião da Câmara Setorial do Trigo do Rio Grande do Sul

por Ana Lúcia Jacomini

A necessidade da segregação do trigo é uma das definições tomadas no encontro

Reuniões vem sendo realizadas há cinco anos
Foto: Divulgação

Soluções e incentivos para a valorização da triticultura gaúcha foram debatidos durante a reunião da Câmara Setorial do Trigo do Rio Grande do Sul, realizada recentemente, no Sindicato Rural de Passo Fundo. Com a presença do secretário da Pecuária, Agricultura e Irrigação do Estado, Ernani Polo, representantes da área da pesquisa, produção, armazenamento, cooperativas e indústria debateram a evolução da organização do setor, visando melhorias para incentivo à produção e rentabilidade do produto.

A necessidade da segregação do trigo é uma das definições tomadas, o que deverá aumentar a liquidez e o preço de venda. Um plano de segregação foi apresentado na reunião, dividindo o trigo em categorias como: pão branqueador, trigo pão, doméstico e biscoito. A medida já é adotada pelos principais produtores mundiais do cereal. Para o presidente da Comissão de Grãos do Sindicato Rural de Passo Fundo, Júlio Susin, trata-se de um avanço pois o mercado externo deverá ser visto como nova opção a ser conquistada. Ainda conforme Susin, com a segregação, o produtor poderá fazer um melhor planejamento de safra, sabendo o que será plantado e onde entregar a produção.

Reuniões periódicas debatendo o tema vem sendo realizadas há cerca de cinco anos pela Comissão de Grãos do Sindicato Rural de Passo Fundo. Alternativas para a retirada do excedente de produção do Estado também têm sido debatidas pela cadeia do trigo, assim como novas formas de comercialização rentável. A Câmara Setorial do Estado segue no mesmo alinhamento para tornar realidade o trabalho que vem sendo realizado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais