Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Roteiro turístico experimental foi desenvolvido em Vila Maria

por Ana Lúcia Jacomini

Visitações aconteceram nesta quarta-feira, 22/01

Gastronomia, religiosidade, música, natureza e história: algumas palavras para contextualizar o que foi apresentado no roteiro turístico experimental, realizado na quarta-feira, 22/01, no município de Vila Maria. As atividades incluíram a visitação do Museu De Toni com Café e Flores, do Santuário de Nossa Senhora da Salete, da Vinícola & Restaurante Casa Bianchi, do Morro do Cristo e da Cascata do Porongo.

A iniciativa partiu do Curso de Turismo Rural, desenvolvido pelo SENAR, por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do qual participam integrantes do Conselho Municipal de Turismo e empreendedores locais. Por meio da atividade os participantes puderam conhecer na prática a experiência de receber turistas. O roteiro também contou com a presença de alguns convidados, de forma a colaborarem em sua avaliação e na percepção de sua viabilidade.

Maria Tereza De Carli, natural de Vila Maria e proprietária da agência Plena Turismo foi responsável por apresentar a história, os costumes, curiosidades e mais informações sobre a maioria dos locais visitados. Também demonstrou suas habilidades musicais, cantando a famosa “Merica Merica”, do Folclore Italiano. O Presidente do COMTUR, Odolir Parizzi, também foi um colaborador neste sentido, conhecedor de muitas histórias, até mesmo da época anterior à emancipação do município.

Na Casa Bianchi, onde houve o almoço, o proprietário Sidinei Bianchi apresentou seu estabelecimento, inaugurado recentemente, junto à Paula Endrigo, sua sócia. Para chegar ao Morro do Cristo, houve passeio de Lilico. A família Guzela acolheu o grupo na Cascata do Porongo e teve Gilvani Bido, condutor de ecoturismo e instrutor de esportes de aventura, como facilitador e guia. A alimentação ficou por conta da Dolce e Sapore, com café no início do roteiro e piquenique ao final, ambos com resgates coloniais. “Comer bem, conhecer a religiosidade e apreciar a natureza são os eixos do roteiro”, conforme a Secretária do COMTUR, Lisiana A. Ramos.

Nesta quinta-feira o Curso de Turismo tem seguimento, quando será feita a avaliação conjunta do experimento, que foi viabilizado com apoio da Administração Municipal, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, COMTUR e empreendedores locais. A expectativa, ainda segundo Lisiana A. Ramos, é completar o roteiro e trabalhar em seu lançamento.

O Poder Público enaltece a importância do movimento de recuperação do turismo no município e se dispõe a atuar como colaborador. A reimplantação do Plano Municipal de Turismo promove desenvolvimento, “com aumento da procura e oferta por produtos e serviços, assim como de empregos, de conhecimento histórico-cultural, além de movimentar a economia local”, disse o Prefeito em Exercício, Adroaldo Seben, que acompanhou parte das atividades.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais