Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Municípios da Ampla aprovam uma série de flexibilizações nos protocolos sanitários

por Ana Lúcia Jacomini

Proposta vem de encontro, segundo o presidente da associação, a ações que já estão sendo praticadas em muitos lugares

Uso de máscara e álcool em gel seguem obritgatórios
Foto: Reprodução/Canva

Os gestores municipais que integram a AMPLA - Associação dos Municípios do Planalto Gaúcho, aprovaram a flexibilização de uma série de protocolos sanitários. A votação estava em vigor desde esta terça-feira, 21/09, conforme noticiado pela emissora. Conforme o presidente da entidade regional e prefeito de Marau, Iura Kurtz, agora cada município deve publicar o seu decreto abrangendo os ítens aprovados.

Entre as flexibilizações, por exemplo, os postos de combustíveis podem ter a permanência de pessoas e o consumo de alimentos e bebidas em seus pátios. Nas feiras livres fica retirada a obrigatoriedade do distanciamento mínimo de três metros entre módulos de estandes, bancas ou similares.

Em hotéis e alojamentos, a lotação máxima passa a ser a de 100%. Além disso, fica permitido o uso das áreas comuns de lazer para crianças, sendo que o mesmo ocorre com os condomínios. No transporte coletivo fica permitida a lotação máxima de 100%.

Restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e similares passando a ter ocupação de 80% do seu espaço e também fica permitido aos clientes sentados os grupos de até 10 pessoas. Eventos do tipo happy hour passam a ser permitidos, bem como os buffets deixam de ser apenas com funcionários servindo.

Em missas e serviços religiosos fica permitida a ocupação de 80% dos lugares sendo retirada a obrigatoriedade de ocupação intercalada de assentos, com ocupação de forma espaçada entre os assentos e de modo alternado entre as fileiras, respeitando distanciamento mínimo de um metro entre pessoas e/ou grupos de coabitantes.

Nos clubes sociais, esportivos e similares é retirada a proibição de abertura das áreas de lazer para crianças, em ambientes abertos, exclusivamente, com a presença de responsáveis. Também foi retirada a vedação de utilização de demais áreas comuns, como churrasqueiras e lounges.

Nos eventos infantis, sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares fica permitida a presença de no máximo 350 pessoas ao mesmo tempo, entre trabalhadores e público. A duração máxima dos eventos passa a ser de seis horas e, ainda, fica retirada a vedação de alimentos e bebidas expostos como mesa de doces, salgados e bebidas.

Nos cinemas, teatros, auditórios, circos, casas de espetáculo, casas de shows a ocupação máxima passa a ser de 80% das cadeiras, assentos ou similares e, também fica retirada a obrigatoriedade de distanciamento mínimo entre grupos de até três pessoas e conforme permissão para consumo de alimentos ou bebidas na plateia sendo necessário dois metros entre grupos.

Parques temáticos, de aventura, e diversão, aquáticos, naturais, jardins botânicos, zoológicos e outros atrativos turísticos similares passam a ter lotação máxima de 80% da capacidade do local, tanto para estabelecimentos com selo do Ministério do Turismo quanto para estabelecimentos sem selo do Ministério do Turismo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais