Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

"Esmola é o que mantém a pessoa na condição de rua"

por Ana Lúcia Jacomini

Explicação é dos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social de Marau

A situação de moradores de rua em Marau, segue preocupando a comunidade e o poder público. Na semana passada, um grupo de pessoas – incluindo famílias indígenas, estava acampado na Estação Rodoviária. Scheila Figueiró, da pasta de Desenvolvimento Social, revelou que deste público específico, foi feito contato com familiares e solicitada a ajuda da Funai. Nesta segunda-feira eles não ocuparam o local. A secretária confirma que os profissionais da Assistência Social estão acompanhando de perto a situação.

Augusto Fassina, psicólogo do Centro de Referência Especializada em Assistência Social, reforça a tese de que se solidarizar com estas pessoas, mais especificamente, dando "esmolas", pode ser mais prejudicial do que se imagina.  Ele explica que essa solidariedade é um incentivo para que as pessoas permaneçam na rua, em situação até de marginalização. Além de não ajudar, a esmola atrapalha o trabalho de intervenção, feito por profissionais.

Em entrevista para a Rádio Alvorada, ambos explicaram também, que ao contrário do que se sugere entre a população, a construção de um albergue municipal não seria a solução para casos como o dos moradores da rodoviária. Outras informações em áudio. Para ouvir, basta clicar no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais