Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vila Maria desenvolve projeto de incentivo à permanência do jovem no campo

por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Ivan Pasa, chefe do escritório municipal da Emater de Vila Maria
Foto: Camila Agostini/tuaradio

Há mais de um ano, a Emater de Vila Maria – pequena cidade da Região do Planalto Gaúcho, vem trabalhando a sucessão rural familiar com os 450 adolescentes e crianças que moram no meio rural do município. De acordo com Ivan Pasa, chefe da unidade, recentemente foi aplicada uma pesquisa com os jovens em idade escolar, com objetivo de detectar as expectativas de futuro deste público.  

Os dados ainda estão sendo tabulados, mas Ivan revela que em torno de 65% dos entrevistados recebem incentivo dos pais, para seguirem na atividade. Esse é um primeiro passo, conforme ele, já que a resistência dos patriarcas em permitirem a participação dos filhos na tomada de decisão, é um dos fatores que promovem a evasão do campo.

De acordo com Ivan, o objetivo do projeto da Emater, voltado à sucessão rural, é exercer um dos princípios das entidades de extensão, que é oferecer possibilidades para a permanência das pessoas, no meio rural. No caso das ações que são executadas em Vila Maria, há a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que também realiza ações de motivação à sucesso rural, também através de palestras e capacitações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais