Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Favas! Afinal, o que é este alimento que nosso comentarista tanto fala?

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Ouça o comentário no player de áudio

Quando chega essa época do ano, nosso comentarista, o advogado Vitor Hugo Oltramari, sempre fala sobre "favas" e a tradição de plantar, colher e degustar este alimento, através dos imigrates italianos. Mas, afinal, o que são favas? Bem, fava é a denominação de uma ou mais espécies de plantas da família das Fabaceae, em especial da espécie Vicia faba. Segundo o site Meu Menu, as favas são originárias do Oriente e sua utilização como alimento foi disseminada pela região mediterrânica, tendo o Império Romano um papel importante no aumento do seu consumo. A expansão marítima fez a fava chegar nas Américas.

No mesmo site, a explicação de que fava é uma vagem alongada e ligeiramente curvada, medindo em média sete centímetros de comprimento. No interior das vagens residem entre duas a quatro sementes com forma de rim a que habitualmente nos referimos como favas. As sementes são geralmente de cor verde apesar de algumas variedades incluírem cores como branco, vermelho, roxo, castanho ou preto. As favas têm um sabor amidoso, semelhante ao da batata e uma textura granulada, mas ligeiramente amanteigada.

Atendendo ao pedido do nosso comentarista, ouvintes fizeram contato com a emissora para informar que plantam favas. O objetivo de Vitor Hugo é promover a cultura, vinda para a região com os imigrantes italianos. Trata-se, também, do incentivo às hortas caseiras. Nas imagens, plantação de favas da Dona Laurite, no Bairro Santa Lúcia de Marau e também na propriedade do Senhor Ignácio Batistella. Você também planta favas? Conte pra gente, mande fotos, dê dicas de recitas com favas! 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais