Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Seminário Regional de Artesanato reúne mais de 500 pessoas em Marau

por Ana Lúcia Jacomini

Primeira edição do evento aconteceu na quarta-feira, na Casa da Cultura

Foto: Divulgação

Cerca de 500 pessoas de 51 municípios do Rio Grande do Sul estiveram presentes na primeira edição do Seminário Regional de Artesanato, realizado na última quarta-feira (20/06), na Casa de Cultura do município de Marau. O evento trouxe para o debate temas pertinentes às necessidades dos artesãos, como legislação, previdência social, comercialização entre outros. A promoção foi do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Marau, Prefeitura de Marau, Casa do Artesão de Marau com apoio da equipe do Escritório Regional Emater/RS-Ascar de Passo Fundo.

Na parte da manhã, a gerente técnica estadual adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivanir Argenta dos Santos falou sobre o artesanato, suas legislações e sua contribuição para os municípios. Ela fez uma abordagem sobre o histórico do artesanato, os objetivos e as legislações ligadas à atividade. Também o gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) de Passo Fundo, Adriano Faciolli, abordou as questões do da Previdência Social e o Artesão.

Na parte da tarde, a designer de produto, Fernanda Sklovscy, palestrou sobre design e artesanato, organização do ponto de venda, feiras e sobre Casas do Artesão. E, na sequência, foi realizado o painel “Valorando o artesanato: critérios para estipular o preço e participação em eventos e atendimento ao público”, com o representante da unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Jonathan Munaretto Imlau, e a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi.

De acordo a comissão organizadora, coordenada pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi, o evento teve resultado positivo, tanto em público quanto em qualidade. “Buscamos organizar esse Seminário com vistas a fortalecer a cadeia produtiva do artesanato, promover o conhecimento sobre a legislação pertinente, bem como proporcionar um espaço de qualificação técnica e reflexão da atividade e acreditamos ter alcançado esses objetivos”, disse Luciana.

Participaram da abertura o prefeito em exercício de Marau, Rui Gouvea, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, o vereador Antônio Borella De Conto, a presidente da Casa do Artesão, Neiva Maria Longo, o secretário municipal de Agricultura, Ademir Durante, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Josias Trento, entre outras autoridades e lideranças.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais