Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

O legado de Tiradentes para o Brasil

por Ana Lúcia Jacomini

Professor relembra a história do líder da Inconfidência Mineira

Professor Vagner Ferrão
Foto: Arquivo Alvorada

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Hoje é o dia de lembrar o líder da Inconfidência Mineira - revolução não só do povo, mas da elite da Capitania de Minas Gerais que não mais suportava os abusos do controle imperial dos portugueses, especialmente na cobrança de impostos.

O objetivo da revolta era formar uma República, separando o estado mineiro do restante do Brasil. Para Vagner Ferrão, professor de História do Colégio Cristo Rei e da rede municipal de ensino, é justamente este o ponto principal: "foi a primeira vez que se discutiu abertamente a formação da República".

Com bases no Iluminismo, que defendia a importância do “ser humano se livrar da ignorância”, a Inconfidência Mineira foi um movimento contra a estrutura governamental que existia na época e precedeu uma série de outras revoltas.

“Esse é o legado: a gente sabe que o Brasil avançou muito, mas ainda temos muitas dificuldades. Essa capacidade da indignação não pode jamais se acabar, a capacidade da crítica e da autocrítica”, defende Ferrão.

Tiradentes ficou por muito tempo esquecido, pois após a “independência” de Portugal, o Brasil tornou-se um império, explica o professor. Apenas em 1950 é que ele foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira.

Tiradentes, foi condenado à forca em 21 de abril de 1792, teve o corpo esquartejado e seus descendentes tiveram os bens confiscados. Ele é o patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais