Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Jantar comemorativo marca os dois anos de atividade da Casa Bianchi

Baixar Áudio por Camila Agostini

Vinícola e restaurante estão estabelecidos na Comunidade de Anita Garibaldi, Vila Maria

Um projeto cercado por uma série de propósitos, valores familiares e respeito pela história da cidade onde nasceu e se tornou referência para o turismo regional. Neste contexto, a Casa Bianchi – Vinícola e Restaurante celebra mais um ano de atividades. Instalado às margens da ERS 324, na comunidade rural de Anita Garibaldi, Vila Maria, o estabelecimento completa dois anos no dia 29/11.

No local, o visitante pode conhecer o processo de produção e as variedades de uvas cultivadas, além de degustar diferentes rótulos de vinhos, espumantes e sucos. Além da vinícola, pratos típicos da gastronomia italiana são servidos no restaurante, localizado no pavimento superior da cave.

Como explica Paula Endrigo, proprietária do restaurante, a vinícola atende de segunda a sexta-feira para visitação e degustação. Nos sábados e domingos, a visitação ocorrer às 11h e às 15h. O restaurante, com capacidade para acomodar cerca de cem pessoas, funciona para o público em geral, aos sábados e domingos, para almoço, das 11h30 às 14h e jantares, das 19h30 às 22h.

Grande parte da produção da matéria-prima para o restaurante é viabilizada na propriedade, que prioriza a qualidade da cozinha artesanal, valorizando também a agricultura familiar agroecológica local e regional.

As comemorações referentes aos dois anos da Casa Bianchi ocorrem no dia 26/11, com jantar especial que será servido a partir das 21h. As reservas já podem ser feitas pelo (54) 99913 6388. Na data, além do cardápio harmonizado com os vinhos da casa, o evento terá participação dos artistas da Caravana da Ilusão, companhia teatral de Vila Maria.

O projeto, segundo Paula e Sidnei Bianchi, proprietário da vinícola, é implementar novos espaços também na área externa da propriedade e ampliar a atuação como ponto de turismo, já que a Casa Bianchi integra o roteiro turístico Uma Vila de Maria

HISTÓRIA

*Conteúdo fornecido pela Rádio Vila Maria FM

Ainda na infância, o empresário Sidnei Bianchi participava das atividades familiares e lembra que nas residências, as pessoas produziam o vinho e o suco para consumo próprio. Naquela época, cidades como Vila Maria e Marau possuíam vinícolas que, com o passar do tempo, acabaram se extinguindo, também pela concentração dessa atividade na Serra Gaúcha.

Na adolescência, Sidnei começou a trabalhar na colheita da uva na região de Flores da Cunha e quis trazer a atividade da vitivinicultura para a região.

Nos anos de 2000 e 2001, Bianchi implantou os primeiros vinhedos em Vila Maria. Com o passar dos anos, percebeu a necessidade de agregar valor à matéria-prima que produzia. Em 2008, iniciou a faculdade de administração, o que deu força ao seu ideal de empreender no mundo do vinho. Em 2009 deu os primeiros passos, se informando e aprofundando cada vez mais no assunto até consolidar o projeto anos depois.

No ano de 2012, formou-se em administração pela FABE Marau/RS, e o seu trabalho de conclusão foi acerca da implantação da vinícola. Em 2016, fez pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, na área de agronegócio, com trabalho de conclusão também sobre a vinícola. Em 2019 tornou-se sommelier profissional pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, onde pode aprofundar os conhecimentos sobre vinhos e processos de vinificação.

A Casa Bianchi inicia sua atividade apresentando quatro rótulos: Linha Rota das Marias – suco de uva integral; Linha Anita Garibaldi – espumantes: Moscatel Branco, Moscatel Rosé e Brut; Linha Monte Cuco – vinhos de mesa: Lorena, Moscato, Niágara Branco, Bordô, Magna, Isabel E Rosé; e Linha Don Ernesto – vinhos finos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Portento.

E cada rótulo, tem um significado especial:

Rota das Marias é uma homenagem à Vila Maria, nos primórdios da formação do povoado que deu origem ao nosso município. Os carroceiros que faziam o trajeto de Passo Fundo a Guaporé paravam na pousada da senhora Maria Busato, onde acabou se formando o futuro município e de onde se origina o seu nome.

Anita Garibaldi leva em conta o local onde está implantada a vinícola, e também remete ao nome da heroína Anita Garibaldi.

Monte Cuco faz referência ao local onde foram plantados os primeiros vinhedos que deram origem ao projeto. O local era conhecido pelos mais antigos como Monte Cuco.

Don Ernesto é uma homenagem ao seu avô Ernesto Bianchi, com quem Sidnei pode acompanhar o processo de elaboração do vinho.

Durante a execução da obra da vinícola, Bianchi teve que decidir se o restaurante ficaria sob sua administração ou se teria alguma parceria. Então, optou por buscar alguém para conduzi-lo, e aí surgiu a parceria com a empresária Paula Endrigo, formada em Turismo, voltada para o Turismo Rural e que tinha o sonho de implantar um restaurante em sua propriedade, onde já possui uma agroindústria que produz pães e massas artesanais. Assim, os dois firmaram a parceria, unindo qualidade e bom gosto em vitivinicultura e gastronomia.

A Casa Bianchi, Vinícola e Restaurante, possui área construída em torno de 1.200 metros quadrados, localizada em uma área com 10 mil metros quadrados. O ambiente conta com uma sala de recepção, loja e degustação de vinhos, espaço para a vinificação (fábrica de vinhos, sucos e espumantes); cave para maturação e armazenamento dos produtos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais