Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Hoje é o Dia da Bandeira Nacional do Brasil

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Internet

O dia 19 de novembro é marcado por ser o Dia da Bandeira Nacional do Brasil. Neste ano de 2019, a data acontece nesta terça-feira, 19/11. A primeira bandeira oficial da República era parecida com a dos Estados Unidos. Criada por Ruy Barbosa, ela continha listras, um retângulo no canto esquerdo e 21 estrelas (representando os 21 estados da época). Ela foi adotada como bandeira oficial em 1889.

Já bandeira atual, que contém o dizeres “Ordem e Progresso”, foi adotada como oficial da República no dia 11 de maio de 1992. Esta versão atual é composta de um retângulo, da cor verde que representa as matas do país. Um losango amarelo representando o ouro e a riqueza. São 27 estrelas que fazem parte da bandeira, representando os estados. São 26 estrelas na parte de baixo e uma única na parte de cima, que representa o estado do Tocantins, último a ser criado.

Segundo o Presidente da Liga da Defesa Nacional em Marau, Antônio Borella De Conto, a frase “Ordem e Progresso” foi inspirada no positivismo de Auguste Comte. O lema era “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.  Com a palavra “Amor” a frase ia ficar muito grande. Por isso, foi escolhido apenas “Ordem e Progresso”.

Em entrevista para a emissora, De Conto ressalta que nos dias de hoje, a bandeira brasileira está associada a determinados movimentos e partidos políticos. “Dá a impressão de que se eu sair com a bandeira nacional no meu carro eu estou apoiando esse ou aquele político. Mas, não é isso. Pela bandeira sempre vou ter o respeito por um símbolo da minha Pátria. E é isso que os brasileiros deviam voltar a fazer”, comentou o presidente da Liga da Defesa Nacional.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais