Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Presidente do MTG critica ação judicial exigindo exame de doença que atinge equinos

por Vania Cassol

Manoelito Savaris lembra que análise já é exigida por lei

O Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris demonstrou surpresa ao saber que uma ação judicial estava sendo encaminhada em Caxias do Sul exigindo o exame de mormo para cavalos e outros equinos que participem dos desfiles de 7 e 20 de setembro.

De acordo com a Inspetoria Veterinária do estado, o Rio Grande do Sul era considerado livre da doença e o exame voltou a ser exigido desde a confirmação do foco em Rolante, no início de junho. Outras cidades estão com áreas isoladas, mas ainda sem confirmação da contaminação. O mormo é uma doença infecto-contagiosa que eventualmente pode afetar o homem.  

Savaris lembra que já existe legislação sobre o tema e que animais somente podem ser transportados com exame negativo. O presidente do MTG afirma que em algumas cidades do estado os organizadores dos desfiles avaliam a realização ou não, visto que o exame é caro.

Em Caxias do Sul o MTG somente participa do desfile de 20 de setembro. No dia 7 participam animais da cavalaria da Brigada Militar. No caso da Brigada, o exame e a vacinação dos animais foram realizados no final de julho. Os únicos casos confirmados de Mormo no estado foram em dois animais de uma mesma propriedade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais