Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

AMPLA auxilia UPF para produção de testes de diagnóstico da covid-19

Baixar Áudio por Camila Agostini

A Associação dos Municípios do Planalto também confirma repasse aos hospitais referência que atuam no combate à doença

Foto: Reprodução AMPLA

A Associação dos Municípios do Planalto – AMPLA, em parceria com a Universidade de Passo Fundo – UPF e o Corede Produção, mobiliza-se para o enfrentamento da covid-19, através da produção de testes PCR. Os testes RT-PCR são considerados padrão-ouro no diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus. 

Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, o prefeito Marcos Oro, presidente da AMPLA, confirmou que a associação deve adquirir 1.500 testes produzidos pela UPF. Com o apoio da AMPLA, a universidade poderá ampliar a produção, que atualmente, é de aproximadamente 60 testes por dia. “Dessa forma, um novo aparelho será adquirido, o que vai possibilitar, dentro de alguns dias, que a produção suba para 300 testes por dia”, destaca o prefeito Marcos Oro.

O prefeito confirmou, ainda, que após reunião realizada com o Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus de Passo Fundo, os 17 municípios da AMPLA se comprometeram em destinar recursos aos hospitais que são referências no tratamento da doença. Durante três meses, valor de R$ 200 mil será repassado às casas de saúde. “Estabelecemos como critério, o índice populacional. Com base nisso, cada município deve gerar despesa extra e o recurso vai para os hospitais regionais. Nos próximos dias, as câmaras aprovam o projeto e o repasse já deve ocorrer em junho, julho e agosto” explicou o prefeito. A entrevista completa você acompanha no player de áudio e na página da Tua Rádio Alvorada no Facebook.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais