Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Corsan implanta geofonia nos municípios da Região Norte do Estado

por Ana Lúcia Jacomini

A tecnologia permite identificar vazamentos de água não aparentes

Foto: Divulgação/Corsan

A geofonia será implantada em todas as cidades onde a Corsan atua na região Norte do Estado. A tecnologia permite identificar vazamentos de água não aparentes (que não chegam à superfície), como quando a água tratada se desvia para canalizações pluviais, galerias de esgoto ou é absorvida pelo solo. 

O geofone possui uma haste que é colocada no solo e fones por onde o agente de saneamento consegue localizar o ponto exato do vazamento, por meio da interpretação de sons e ruídos na rede de água. O procedimento é feito preferencialmente à noite, quando há mais silêncio nas ruas e a técnica é mais assertiva. 

A Corsan está capacitando 70 colaboradores para esta função na região - um para cada município - ao longo desta semana. A intenção é dar agilidade aos atendimentos de canalizações rompidas, evitar o desperdício da água tratada e diminuir aberturas de grandes extensões no pavimento das ruas. 

Recentemente, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Carazinho, Soledade, Erechim e Marau receberam equipes para localizar vazamentos com o uso do geofone de empresas contratadas para esta atividade. Na próxima semana, o trabalho será realizado em Casca. A partir do fim do mês, o serviço será ampliado para todos os municípios com a capacitação dos agentes.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais