Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Famurs e Ocergs convergem sobre profissionalização de cooperativas

por Rudimar Galvan

Encaminhamentos do primeiro debate macrorregional demonstram entendimento sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento dos municípios

Prefeitos e lideranças cooperativistas do RS definiram ações para ampliar a transparência e profissionalizar a gestão das cooperativas gaúchas. O assunto esteve em pauta no ciclo de debates realizado na sexta-feira, 14/08, em Erechim, em promoção conjunta da Famurs e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).

Entre os encaminhamentos do encontro destaque para a proposta da Ocergs, que assumiu o compromisso de fomentar a capacitação dos diretores e conselheiros das cooperativas, além de recomendar o controle externo por meio de auditorias independentes externas. A Ocergs também anunciou que vai ampliar o serviço de orientação aos cooperados, criando ferramentas necessárias para que os associados tenham maior apoio, especialmente no setor da produção, onde muitas cooperativas enfrentaram dificuldades e faliram.

O presidente em exercício da Famurs e prefeito de São João da Urtiga, Paparico Bacchi (PDT), considerou positivo o encontro de Erechim, pois segundo o líder municipalista "contribuiu no sentido de afastar a má gestão do sistema cooperativo, fator que afeta a economia dos municípios e a vida dos associados, responsáveis solidários com os prejuízos gerados”. “Paparico Bacchi ressalta ainda que o debate ainda não foi concluído, mas que há fortes indícios da convergência sobre o tema.” Precisamos das cooperativas como instituições fortes que geram trabalho, produção, emprego e renda, no campo e na cidade, especialmente como ponto forte dos agricultores", afirmou Paparico Bacchi.

O evento contou com a presença do presidente da Ocergs, Vergílio Perius, que falou sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local. O dirigente destacou que a maioria das cooperativas do RS (65%) está concentrada nos ramos agropecuário, crédito e de saúde. Périus apontou ainda que 68% da população gaúcha está envolvida com o cooperativismo, ressaltando a importância do debate liderado pela Famurs.

O coordenador regional do Tribunal de Contas, Waldir Tomazoni, emitiu opinião pessoal sobre o tema de gestão de cooperativas. O auditor disse que “para que uma cooperativa se torne forte e manifeste suas potencialidades, deveria priorizar a participação, estabelecendo um equilíbrio entre a gestão empresarial e social”. Tomazoni sugeriu ainda a criação de mecanismo de controle de gestão, maior transparência na gestão de contas e foco nos setores econômico e social.

Os cases de sucessos foram apresentados pelo Sicredi e a Unimed, por meio do presidente da regional Norte, Adelar Pameggiani (Sicredi) e o diretor financeiro Celso David Lago (Unimed). A Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) foi representada pelo prefeito de Charrua, Vanderlei Simionatto. A Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro) esteve representada pelo presidente Paulo Cezar Vieira Pires.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais