Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Projeto aproxima a cultura e a língua italiana à cidade de Passo Fundo

por Ana Lúcia Jacomini

Reinauguração de Edifício Texas, neste domingo, e chegada de professoras vindas da Itália marcam iniciativa inédita no Estado

Prédio do antigo Colégio IE foi restaurado
Foto: Divulgação/Be8/Exata

Com proposta inédita no Rio Grande do Sul, o projeto "Vivências Italianas" aproxima a cultura e a língua italiana a cidade de Passo Fundo com dois marcos importantes. O primeiro é a chegada de duas professoras italianas, graças à parceria com o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre e com o Italian Academy de Siracusa, na Itália. A partir desse ano, elas vão oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer de forma aprofundada questões culturais relacionadas à Itália – uma verdadeira inserção temática em sala de aula.

O segundo momento emblemático é a reinauguração do Edifício Texas, que faz parte do Instituto Educacional (IE) de Passo Fundo, onde serão ministradas as aulas. A cerimônia ocorre no domingo, 18/02, com uma rica programação que inicia às 15h (visita guiada ao Edifício Texas, entre outras atrações) e tem seu auge às 16h30, com a solenidade. A construção foi integralmente recuperada, preservando a arquitetura original da escola fundada por pastores americanos, em uma iniciativa protagonizada por Erasmo Carlos Battistella, presidente do ECB Group, que adquiriu a escola no ano passado e é seu atual mantenedor.

É ali que ocorrerão as aulas do projeto 'Vivências Italianas'. Durante o ano, as professoras compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre a história, arte, música, culinária e cultura da Itália. A iniciativa atenderá alunos desde o nível 2 (dois anos de idade) até os estudantes do 3º ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2024.

"Nós, como mantenedores do IE, queremos, com essa ação de conexão da Itália com nossa escola, cidade e região incentivar o maior conhecimento da cultura Italiana e nos comprometemos a estabelecer uma escola de qualidade, a promover inovação educacional, a incorporar tecnologia e estamos trabalhando muito o tema da Sustentabilidade para que junto com as nossos alunos possamos contribuir com a preservação do meio ambiente, e sem dúvida acima de tudo, buscamos uma instituição de ensino que priorize o bem-estar dos estudantes. Isso tem sido a nossa missão diária. Acreditamos que a escola desempenha um papel vital como um portal de conexão, e nossa visão é transformar o IE em um portal que ligue nossos alunos e suas famílias ao mundo", destaca Battistella.

O Consulado-Geral da Itália no Rio Grande do Sul celebra o oferecimento de uma experiência tão enriquecedora para a comunidade. "O intercâmbio que aproxima os cidadãos ítalo-gaúchos da Itália é muito precioso e ficamos felizes em fomentar o interesse e o acesso à cultura italiana. É uma conquista importante que muito nos orgulha, especialmente por ocorrer em um momento histórico que é a preparação para a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, em 2025", destaca o Cônsul-Geral, Valerio Caruso.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais