Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

AMHEC faz 15 anos em Marau, lutando contra o preconceito com portadores de hepatites

Baixar Áudio por Bruno Roso

Mesmo com tantas batalhas vencidas, uma ainda está longe de ser terminada: a quebra do preconceito

Na foto estão da equerda para a direita: Rosemeire Franceschetto e Alessandra Gomes
Foto: Bruno Roso/Tua Rádio Alvorada

Nesta semana a AMHEC – Associação Marauense de Hepatites Virais, completou 15 anos. Em razão da pandemia, a festa para comemorar a data e as outras festividades, como inauguração da galeria de fundadores, ficará para 2021. A AMHEC tem hoje 30 membros fixos e acolhe outros que procuram amparo no tratamento das Hepatites B e C.

Alessandra Gomes presente há 10 anos na entidade e Rosemeire Franceschetto colaborando há 11, dizem que nesses 15 anos, a AMHEC tem muito a celebrar. Entre as principais conquistas, elas destacam obtenção de uma sede própria, que fica na avenida Presidente Vargas; vacinação contra Hepatite B para toda população; centro de aplicação na secretaria de saúde e contratação de um médico exclusivo para atender pacientes associados da AMHEC. Hoje, os portadores de hepatites em Marau conseguem fazer todos os exames sem precisar se deslocar até Passo Fundo, caminho este feito inúmeras vezes, antes da estruturação marauense do setor de saúde.

Mesmo com tantas batalhas vencidas, uma ainda está longe de ser terminada: a quebra do preconceito. As duas concordam que a principal bandeira da AMHEC nos próximos anos tem de ser essa e de que a palavra para superar esse mal seja empatia, o gesto de buscar a compreensão dos sentimentos e das emoções alheias.

A entrevista completa está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais