Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Ministério Público sugere retomada de imóvel doado à empresa Manitowoc

por Ana Lúcia Jacomini

A empresa - com produção suspensa desde 2016 - está localizada na ERS 324, em Passo Fundo

Empresa não teria cumprido acordo
Foto: Reprodução/Rádio Uirapuru

O Ministério Público Estadual está sugerindoa a  retomada do imóvel cedido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo à empresa Manitowoc. O parecer do MP foi anexado ao processo da Ação Civil Pública da Vara Cível Especializada em Fazenda Pública da Comarca de Passo Fundo e sustentou que independente dos motivos que levaram à suspensão das atividades da multinacional, o fato é que a empresa descumpriu o encargo, o que induz à retomada do imóvel doado pelo poder público.

A ação foi ajuizada pelo vereador Patric Cavalcanti (DEM) no ano passado, após a empresa suspender suas operações na cidade, o que, na visão do vereador, descumpre o protocolo de intenções firmado entre ela e o município, no qual a companhia se comprometia, dentre outras condições, a investir R$ 70 milhões em cinco anos e a criar 150 vagas de emprego diretos e outras 600 vagas indiretas. A empresa fechou as portas e alegando condições desfavoráveis de mercado na região. A Manitowoc produz guindastes. Na ocasião, 90 funcionários foram demitidos. Em nota, na época da suspensão da produção, a companhia chegou a informar a intenção de retomar o funcionamento da fábrica, no longo prazo.

A área em questão tem 450 mil metros quadrados. O protocolo de intenções entregue pela empresa na época em que ela se instalou em Passo Fundo tem diversas obrigações importantes, que, diante da suspensão da atividade em Passo Fundo, não serão cumpridas. A área onde está a sede da empresa, às margens do quilômetro 126 da BR 324, foi doada pela prefeitura ainda na gestão Airton Dipp e lá foram realizados serviços de terraplenagem, pavimentação, instalação de rede de água, eletricidade, telefonia e internet. A Manitowoc também recebeu isenção total de pagamento do IPTU por sete anos e dela é cobrada apenas a alíquota mínima do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais