Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Paulo Sérgio DallAgnol é "O Curtidor do Ano 2015"

por Ana Lúcia Jacomini

Marauense atua há 50 anos no setor coureiro

Foto: Luiz Carlos

O marauense Paulo Sérgio DallAgnol é "O Curtidor do Ano 2015". Ele foi agraciado com o título concedido pela Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro, na passagem do Dia Nacional do Curtidor, em 05 de maio. A cerimônia de entrega aconteceu no Centro Tecnológico do Couro, em Estância Velha/RS.

A escolha, na verdade, é feita por diversas entidades ligadas ao setor coureiro. Paulo Sérgio DalAllagnol tem uma história de 50 anos na profissão de técnico químico em couro. Em entrevista para a Rádio Alvorada, nesta terça-feira, 13/05, ele explicou o contexto de sua formação profissional.

Essa atividade começou há 50 anos, por uma necessidade de tecnologia. O Brasil estava começando nas exportações de couro e precisava um desenvolvimento tecnológico melhor. Na época, as indústrias de curtume - o Senai, resolveram investir em tecnologia e formar profissionais técnicos na área do couro. Eu fui um dos primeiros, sou da segunda turma da escola que hoje é o Centro Tecnológico do Couro."

Conforme DallAgnol, a atividade de um curtidor consiste na industrialização, desenvolvimento técnico, além do controle de qualidade do produto final, que é o couro – matéria prima para vários artigos específicos, como estofamentos, calçados, roupas. Ele atua na Fuga Couros, empresa referência em couro para vestuário.

Ouça a entrevista, na íntegra, no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais