Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Em parceria com a UPF, Marau fará diagnóstico da realidade das pessoas com deficiência

por Camila Agostini

A perspectiva é de que sejam criadas e implementadas políticas sociais para o atendimento desse público

Foto: Divulgação UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Educação (Faed), e a prefeitura de Marau, formalizaram uma parceria para o desenvolvimento de um diagnóstico da realidade das pessoas com deficiência no município.

Estiveram reunidos para uma primeira reunião, a professora Dra. Adriana Dickel, diretora da Faculdade de Educação, professora Me. Carina Tramontina Corrêa, coordenadora do curso de Pedagogia, professora Dra. Giovana Henrich, coordenadora do curso de Serviço Social, professora Me. Clenir Maria Moretto, coordenadora da extensão da FAED, além de Jair Lombardi, secretário de Desenvolvimento Social do município de Marau, Juvenal Poletto Lopes, presidente da Associação Municipal de Pessoas com Deficiência (AMPD), e Jair Poletto Lopes, assessor jurídico da AMPD e presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Marau.  

A pauta do encontro foi a formalização de uma parceria entre o município e a Universidade para o desenvolvimento de um diagnóstico da realidade das pessoas com deficiência em Marau. De acordo com os organizadores, a perspectiva é de que, a partir do diagnostico, sejam criadas e implementadas políticas sociais para o atendimento desse público. 

Na oportunidade, dialogou-se sobre a importância desse diagnóstico contemplar os mais diversos aspectos relativos a dados de perfil socioeconômico, acesso a benefícios e projetos sociais, acesso ao mercado de trabalho e distintas políticas públicas e muitos outros indicadores que retratem a realidade e o cotidiano das pessoas com deficiência. Falou-se, ainda, da importância de uma parceria como essa ser firmada com uma universidade como a UPF, que possui, além de cursos de distintas áreas do saber que poderão contribuir com o trabalho a ser desenvolvido, a tríade ensino, pesquisa e extensão, que permite olhar de forma integral para as realidades a serem estudadas.
 

Fonte: UPF

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais