Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Tua Saúde
19:00:00
 
 

Prefeitura concede até 8% de desconto para o pagamento do IPTU

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

O primeiro vencimento é no dia 20 de abril

Imagem Ilustrativa
Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial, o IPTU 2021 em Marau, inicia no mês de abril. Os contribuintes que possuem e-mail cadastrado no sistema da administração municipal já receberam o carnê, através deste canal. Aos demais, a entrega será feita pelos Correios, nas próximas semanas. Também há possibilidade de impressão dos boletos através do site pmmmarau.com.br, na aba serviços – área tributária.

Para o pagamento, há possibilidade de quitação em parcela única com descontos e também parcelamento. De acordo com Valeriano Pessini, titular da Secretaria Municipal de Administração, para este ano, o poder público optou por calcular os valores do imposto com base no IPCA – Índice de Preços Ao Consumidro Amplo e não pelo IGPM - Índice Geral de Preços, considerando a situação de dificuldade econômica provocada pela pandemia de coronavírus. O secretário explica que o contribuinte que optar pelo pagamento em cota única até 20 de abril terá 8% de desconto. Já para quem escolher quitar o valor até 20 de maio o desconto será de 6%. Ainda haverá a oportunidade de parcelamento em quatro vezes, sem desconto, com vencimentos nos dias 20 de maio, 21 de junho, 20 de julho e 20 de agosto.

O Município de Marau tem mais de 23 mil imóveis cadastrados e tributados para pagamento de IPTU. Destes, cerca de 1.400 estão isentos, segundo determina a legislação vigente. Para obter a isenção, o cidadão precisa se enquadrar em uma das seguintes normas: possuir renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos nacionais; ser portador de deficiência física ou possuir no quadro familiar algum membro portador de deficiência física - desde que possua renda familiar de até cinco salários mínimos nacionais; aposentado ou pensionista com renda familiar mensal igual ou inferior a cinco salários mínimos nacionais; ser portador ou possuir no quadro familiar algum membro com doença especificada em lei. Ainda para a isenção, é preciso ser proprietário de apenas um imóvel no município e o utilizar como residência própria.

Caso o contribuinte tenha débitos de IPTU de anos anteriores, deve procurar o setor de atendimento da Prefeitura Municipal e buscar o parcelamento dos valores em aberto. Em Marau, o IPTU corresponde a aproximadamente 7% do orçamento anual, sendo que os valores são investidos em melhorias nas áreas da saúde, da educação e em melhorias nos bairros e no interior. A informação também está disponível em áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais