São Domingos do Sul realiza a 4ª Semana da Agricultura Familiar
Programação ocorre entre os dias 11 e 18 de julho
Entre os dias 11 e 18 de julho, o município de São Domingos do Sul promove a 4ª Semana da Agricultura Familiar. A iniciativa busca valorizar o papel dos produtores rurais, incentivar práticas sustentáveis no campo e fortalecer o vínculo entre a comunidade, o setor agrícola e entidades parceiras. A programação inclui atividades voltadas à educação ambiental, qualificação profissional e debates sobre o desenvolvimento no campo
Programação completa
A abertura acontece no dia 11 de julho, com a coleta de lixo eletrônico, em parceria com o Setor do Meio Ambiente, às 15h. Das 17h às 18h30, será realizada a tradicional Feira da Agricultura Familiar na Praça Monsenhor João Benvegnú, reunindo produtores locais e oferecendo alimentos frescos e artesanais.
Entre os dias 14 e 16 de julho, será realizado um curso gratuito de panificação caseira, ministrado pela instrutora Graziela Loureiro Di Napoli. A capacitação acontece no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e conta com apenas 15 vagas. Interessados podem buscar informações pelo telefone (54) 93618-0824 ou (54) 3349-1200.
No dia 16, às 19h30, ocorre uma roda de conversa na Casa da Cultura Professor Egídio Benvegnú, sobre a experiência da família Scalco com a fruticultura, como usar a diversificação para agregar renda à propriedade rural. A atividade será conduzida por Alex Scalco, de Guaporé (RS). Na sequência, a médica veterinária Mariana Cipriani (CRMV 15429/RS) abordará o funcionamento e a importância do Sistema de Inspeção Municipal (SIM).
O encerramento da programação será no dia 18 de julho, também às 19h30, com o VI Encontro de Agricultores de São Domingos do Sul. Na ocasião, será realizada a palestra “Como aumentar a lucratividade de sua lavoura utilizando recursos naturais, baratos e sustentáveis”, ministrada por Claudia Adriana Gorgen.
Após a palestra, haverá jantar de confraternização no CTG Presilha Serrana. O cardápio inclui massas, carnes de porco e frango, maionese, pães, saladas e sobremesas. Os ingressos custam R$ 25 para adultos e R$ 15 para crianças de 8 a 14 anos, e podem ser adquiridos na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com conselheiros agropecuários, na Emater e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Comentários