Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cuidados com a saúde bucal do seu pet

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Médica veterinária fala sobre a importância da higiene bucal

Foto: Divulgação

Escovar os dentes é um ato de higiene e saúde também para os bichinhos de estimação. Isso mesmo! Se você tem um gato ou um cachorro na sua casa, está na hora de pensar em implantar essa rotina na vida dele. 

Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada a médica veterinária, Naiane Kellm, falou um pouco sobre a saúde bucal dos pets e os cuidados principais que os tutores devem ter no dia a dia. Um deles é a higiene, que deve ser feita com escova de dentes e creme dental próprio para os animais e de forma diária. Além disso, é necessário ter uma alimentação saudável, observar possíveis sinais e sintomas e manter as visitas ao veterinário. De acordo com Naiane, são muitos os sintomas de doença periodontal nos pets, porém, a maioria deles são de difícil percepção, o que exige mais atenção por parte do tutor. 

Normalmente a doença se manifesta através de um avermelhamento na gengiva, presença de sangue na saliva e uma saliva mais viscosa. Em casos mais avançados também é possível que se percebam  orifícios abaixo do olho com secreção, dificuldade em abocanhar o alimento, caroços e inchaços na boca, mastigação em apenas um lado da boca e perda dos dentes na idade adulta. A presença de tártaro, gengivite e secreção nasal também são indicativos de que algo não vai bem.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais