Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Temperaturas negativas predominam na região até a próxima segunda-feira, 13/06

por Camila Agostini

Inverno de 2016 será de mínimas e máximas abaixo da média e chuvas escassas

Foto: Luiz Carlos Rodrigues de Lima / rdalvorada

O frio intenso registrado nos últimos dias no Rio Grande do Sul anuncia a chegada do Inverno de 2016 que inicia oficialmente, às 19h34 do dia 20/06. Na região Norte, a primeira geada do ano – a única de intensidade forte dos últimos dois anos – obrigou as pessoas a reforçar o agasalho. O observador meteorológico da Embrapa de Passo Fundo, Ivegdonei Sampaio, lembra que em junho de 2014 e 2015 não foram registradas temperaturas negativas e a geada, bem como o ar frio de origem polar devem permanecer na região pelo menos até a próxima segunda-feira, 13/06. “Nos próximos dias, as temperaturas próximas a zero graus serão predominantes na região e no caso da ausência de nuvens e vento na madrugada, com temperaturas abaixo de 5 graus, pode-se registrar geada, como ocorreu nesta quinta-feira”, destaca Sampaio.

Para o Inverno prestes a chegar, o prognóstico é de mínimas e máximas abaixo da média e chuvas escassas.  Segundo Sampaio, a partir da Primavera, o fenômeno La niña que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico e gera mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura, começaria atuar no RS.

No player de áudio, confira a entrevista com o observador meteorológico que explica também como é possível registrar a sensação térmica associada à velocidade do vento.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais